Adolescente contraria médicos, vence o câncer e se torna campeão de remo
Um diagnóstico de câncer mudou completamente a vida desse adolescente, mas ele superou todas as previsões médicas, se recuperou e hoje é campeão de remo!
Kaiden Lumb, de Leeds, Inglaterra, literalmente remou mais forte para superar todos os obstáculos que apareceram em seu caminho. Aos 9 anos, foi diagnosticado com sarcoma de Ewing, um câncer ósseo raro. Como parte do tratamento, teve que remover parte da escápula.
A equipe médica acreditava que ele jamais recuperaria a mobilidade completa do ombro. Porém, o jovem não apenas superou a doença, como recebeu um prêmio regional de remo. “Eu não poderia estar mais orgulhosa de Kaiden. Ele passou por tanta coisa. Enfrentar um diagnóstico de câncer quando criança já era horrível, mas ter que passar pelo tratamento durante a pandemia de Covid foi difícil”, disse Siobhon, mãe de Kaiden, em entrevista ao LeedsLive.
O início da luta
Em março de 2020, um caroço doloroso surgiu no ombro de Kaiden.
O diagnóstico não demorou: era câncer. A família ficou muito abalada, principalmente porque o tratamento coincidiu com o início da pandemia.
Durante meses, o garoto passou por quimioterapia intensiva e enfrentou uma cirurgia que removeu a escápula esquerda e todos os tecidos ao redor.
Leia mais notícia boa
- Adolescente cruza o Canal da Mancha nadando, por uma boa causa
- Adolescente cria horta comunitária para diabéticos no RJ; mais saúde e qualidade de vida!
- Adolescente recria ‘Noite Estrelada’ de Van Gogh e impressiona pelo talento
Novos desafios
Com muita luta e dedicação, conseguiu deixar o câncer no passado.
Em seguida, recebeu o diagnóstico de TDAH e autismo. Mesmo assim, isso não o impediu de buscar uma vida plena.
Como sequelas da cirurgia, a equipe médica disse à família de Kaiden que sua mobilidade no ombro estava comprometida.
Descobriu o remo
E há dois anos, ele mostrou que os médicos se enganaram. Agora, com 14 anos, entrou no time de remo da Stephen Longfellow Academy.
Lá, foi campeão e ganhou um prêmio regional, motivo de orgulho para ele e para a família.
“Ele surpreendeu a todos ao se recuperar, incluindo sua equipe de fisioterapia, que nunca imaginou que ele seria capaz de se envolver e aproveitar tanto o esporte. Nada o impede, e ele encara tudo com calma”, contou a mãe em entrevista ao LeedsLive.
Star Award
E não foi apenas o prêmio de remo que ele ganhou.
Por sua resiliência e perseverança na luta contra o câncer, Kaiden ganhou o Star Award, da Cancer Research UK.
A premiação homenageia jovens que enfrentaram o câncer da maneira mais corajosa possível.
Quem vê Kaiden hoje nadando, praticando remo, jogando futebol de salão e realizando outras atividades que ele e sua mãe nunca imaginaram ser possível, mal acredita.
Mensagem de esperança
Para Jane Bullock, porta-voz da Cancer Research UK, a história do jovem é inspiradora.
“Kaiden é uma verdadeira estrela que passou por tanta coisa em uma idade tão jovem e foi um privilégio absoluto poder celebrar sua coragem com um Star Award.”
Jane ainda destacou que o diagnóstico de câncer é sempre muito doloroso e para um jovem pode ser pior ainda. Mas isso não desanimou Kaiden, que mostrou que nada é impossível.