Tartaruga resgatada com linha de pesca enrolada no pescoço é devolvida ao mar no RJ; vídeo
Por quase cinco meses, ela foi ficou em tratamento. Agora, finalmente, a tartaruga Maricota, resgatada na Praia das Flechas, em Niterói, no RJ, volta para o mar. Dia de felicidade, sobretudo para os voluntários do Projeto Aruanã que trabalharam duro para garantir o restabelecimento do animal.
O Projeto Aruanã é responsável por pesquisa e conservação de tartarugas-marinhas. Maricota foi encontrada, em agosto, pelo fotógrafo Rafael conhecido como Ralb, em agosto do ano passado, na Praia das Flechas.
A tartaruga estava com uma linha, utilizada para pescar, enrolada e presa ao pescoço. O fotógrafo acionou o Projeto Araunã. Desde então, resgatada, passou a ser tratada porque respirava mal e tinha ferimentos.
Retorno ao mar
Com 52,7 centímetros, a tartaruga foi devolvida ao mar, na Praia de Itaipu, em Niterói, em um momento de celebração.
Além da equipe de resgate, participaram voluntários e pessoas que apoiam e atuam na defesa dos animais e do meio ambiente.
Foi um momento lindo e de muita emoção: Maricota retornou para seu habitat, saudável.
Leia mais notícia boa
- Veterinária resgata animais desabrigados após incêndio florestal de Los Angeles
- Garota resgata caramelo preso embaixo do bueiro na rua; vídeo
- Cachorro jogado de carro no Rio é resgatado e ganha lar; vídeo
Tratamento e cuidados
Em parceria com a Econservation de Estudos e Projetos Ambientais, a equipe do Projeto Aruanã salvou a tartaruga e a encaminhou para o Centro de Reabilitação e Despetrolização, em Maricá, também no RJ.
Maricota passou por cirurgia e recebeu medicamentos até ser finalmente liberada. Agora, ela volta para o mar, saudável e feliz.
A coordenadora do Projeto Aruanã, Suzana Guimarães, comemorou. “Daqueles momentos que ficam eternizados. A felicidade que não cabe em mim de ver ela voltando para o mar.”
Veja o vídeo da Maricota, a tartaruga, quando foi resgatada em Niterói, RJ:
Ver essa foto no Instagram