Quem é a primeira mulher a comandar uma unidade da FAB
A história da major aviadora Joyce de Souza Conceição é perfeita para mostrar que o lugar de mulher é onde ela quiser: a militar se tornou a primeira mulher a comandar uma unidade da Força Aérea Brasileira (FAB).
Natural de Manaus (AM), Joyce assumiu o Esquadrão Gordo, uma unidade reconhecida por missões estratégicas e humanitárias. Com uma trajetória repleta de conquistas históricas, ela ingressou na FAB em 2003, teve a nomeação como comandante em julho de 2024 e agora chegou onde queria.
“Para as mulheres que pretendem ingressar na Força Aérea e que almejam um dia comandar um esquadrão aéreo, ateste que o céu é vasto e há espaço para todas nós”, disse em entrevista ao O Globo.
Pioneirismo no Esquadrão Gordo
O Esquadrão Gordo, Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), é uma das unidades mais importantes da FAB.
Com sede no Rio de Janeiro, o grupo opera em zonas de conflito e realiza missões de suprimentos, ajuda humanitária e transporte de tropas. Sob o comando de Joyce, o Esquadrão pilota o KC-390 Millennium, uma aeronave de última geração.
Sobre o pioneirismo, a major comemora. “O caminho não é fácil, mas coragem, determinação e preparação são as armas mais poderosas com as quais enfrentei os desafios ao longo da minha carreira até aqui.”
Leia mais notícia boa
- Mulheres 50+ dão susto no etarismo; estão lindas, fortes e empoderadas
- Papa nomeia mulher para chefiar ministério no Vaticano pela 1ª vez
- Transplante de fígado cura câncer de intestino de mulher pela primeira vez no Reino Unido
Trajetória de conquistas
A trajetória de Joyce é de sucesso. Formada como aspirante a oficial aviadora em 2006, ela se especializou na Aviação de Transporte. Quando começou na FAB, ela fez parte da primeira turma de aviadoras da Academia da Força Aérea (AFA).
Ao longo da carreira, pilotou aeronaves como o C-98 Caravan e o C-97 Brasília.
Em 2012, como tenente, se tornou a primeira aviadora brasileira habilitada a pilotar o C-130 Hercules, um dos aviões mais importantes da FAB.
Já em 2016, foi a primeira mulher brasileira a pousar na Antártica e reforçou, ainda mais, sua habilidade em missões desafiadoras. Incrível!
Recado para as próximas
Sobre ser uma inspiração, Joyce deixa um recado para mulheres, que assim como ela, querem ingressar na FAB.
“Continuem sonhando, voando e desafiando os limites, e certamente assim poderão alçar voos cada vez mais altos”, finalizou a Comandante do Esquadrão Gordo.