Alzheimer: estudo mostra como 4 exercícios ajudam a reduzir risco da doença
Um estudo publicado na Brain Research revela que exercícios aeróbicos reduzem significativamente o risco de desenvolver Alzheimer. Caminhadas, natação ou ciclismo são algumas opções para tentar retardar ou até mesmo prevenir a progressão dessa doença degenerativa e cruel.
A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Além de melhorar a saúde cardiovascular, a prática do exercício físico reduz a presença de proteínas amiloide e tau no cérebro, associadas ao Alzheimer.
“Esta pesquisa destaca o potencial do exercício aeróbico para servir como uma pedra angular em estratégias preventivas para Alzheimer”, disse Augusto Coppi, professor sênior de anatomia veterinária na Universidade de Bristol.
O estudo
A pesquisa se concentrou no hipocampo, região do cérebro responsável pela memória e aprendizado.
Os cientistas queriam medir o impacto do exercício em marcadores-chaves da doença, como placas amiloides, e emaranhados de tau e acúmulo de ferro em células produtoras de mielina.
Para comprovar a tese, o grupo aplicou um programa estruturado de exercícios em roedores. E os resultados foram incríveis.
Leia mais notícia boa
- Remédios contra próstata aumentada protegem contra Parkinson e Alzheimer, diz estudo
- Novo exame de sangue ajuda a detectar Alzheimer e demência
- Alzheimer: descoberta proteína que reconstrói sinapses e recupera a memória
Resultados impressionaram
Os animais que participaram do estudo apresentaram reduções significativas nos emaranhados de tal (aproximadamente 63%), placas amiloides (aproximadamente 76%) e acúmulo de ferro (reduzido aproximadamente em 58%).
Além disso, foi registrada uma melhoria na saúde das células cerebrais, incluindo um aumento no número de oligodendrócitos protetores.
A inflamação cerebral no grupo de exercícios também foi notada, entre 55% e 68%.
Opções de aeróbios
Assim, o grupo identificou que integrar exercícios aeróbicos regulares à vida diária é fundamental para retardar ou prevenir a progressão do Alzheimer.
Os exercícios aeróbicos são aqueles que precisam de grandes quantidades de oxigênio durante a atividade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos façam entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada por semana.
O número representa aproximadamente 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia.
Veja algumas boas opções:
- Natação
- Corrida
- Caminhada
- Escadas
- Bicicleta
Lembre-se que, antes de começar a praticar exercícios, é fundamental procurar um profissional médico.