Só Notícia Boa
Comercial

Creatina pode ajudar no combate à depressão, descobre estudo

Renata Dias
06 / 02 / 2025 às 08 : 58
A creatina, suplemento utilizado por atletas, pode ser um importante aliado no combate à depressão, mostra um estudo conjunto entre britânicos e indianos. - Foto: Freepik
A creatina, suplemento utilizado por atletas, pode ser um importante aliado no combate à depressão, mostra um estudo conjunto entre britânicos e indianos. - Foto: Freepik

Cientistas britânicos e indianos testaram a eficiência de um suplemento bastante utilizado pelos atletas, mas para combater um transtorno que atinge 300 milhões de pessoas no mundo. A creatina monohidrata, segundo os pesquisadores, pode ser uma grande aliada no combate à depressão.

A substância foi alvo de experimentos em 100 pacientes diagnosticados com depressão, de 18 a 60 anos. Eles foram divididos em dois grupos: um que recebeu 5 g/dia de creatina monohidratada e fazia terapia cognitiva-comportamental (TCC) e o outro, que tomou placebo – além de fazer a terapia.

Ao longo de oito semanas de tratamento, ambos os grupos do estudo apresentaram uma redução significativa nas pontuações de depressão.  No entanto, aqueles que usaram a creatina + TCC apresentaram pontuações de gravidade dos sintomas de depressão mais baixas em comparação com aqueles do grupo placebo + TCC.

Comercial

Com atua

De acordo com a publicação na revista científica Science Direct, a suplementação diária do composto, aliada à psicoterapia, pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão, com poucos efeitos colaterais.

A creatina, naturalmente produzida pelo corpo e encontrada em alimentos ricos em proteínas, como carne e peixe, dá energia às células, especialmente às musculares e cerebrais. O que colabora no metabolismo cerebral, auxiliando na regulação do humor e na resposta ao estresse.

Do grupo que recebeu o suplemento, 12 participantes (24%) atingiram a remissão completa dos sintomas depressivos, contra apenas cinco no grupo controle.

Veja mais notícia boa

Mais estudos

Os pesquisadores destacam que são necessários mais estudos para observar se benefícios semelhantes podem ser identificados para outros tratamentos psicológicos.

Nesta pesquisa específica, os pacientes não se queixaram de efeitos colaterais.

Porém, em estudos anteriores, houve reclamações de cólicas gastrointestinais e dores musculares.

A creatina, suplemento utilizado por atletas, ajuda no metabolismo cerebral, na regulação do humor, na resposta ao estresse e depressão. - Foto: Freepik
A creatina, suplemento utilizado por atletas, ajuda no metabolismo cerebral, na regulação do humor, na resposta ao estresse e depressão. – Foto: Freepik
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial