Biólogo faz registro de ave rara no Acre; imagens nítidas pela 1ª vez
![O biólogo Luís Morais fez um registro dessa ave rara, o jacu-estalo-de-bico-vermelho (Neomorphus pucheranii) no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre. – Foto: @icmbio](https://d281e75zdqqlon.cloudfront.net/media/wp-content/uploads/2025/02/Design-sem-nome-2025-02-07T045627.210.png)
Um biólogo, apaixonado pela natureza, registrou uma ave rara no Acre, perto da fronteira com o Peru. Luís Morais fotografou o jacu-estalo-de-bico-vermelho (Neomorphus pucheranii) no Parque Nacional da Serra do Divisor.
Durante uma expedição científica, o biólogo percebeu a presença da ave e parecia não acreditar. É que esse pássaro é considerado o “santo graal”, uma espécie de lenda do birdwatching – atividade de observação de aves em seu habitat natural.
Luís Morais conseguiu capturar imagens nítidas da espécie pela primeira vez, sem se fazer perceber pelo animal – um ato de respeito absoluto pela natureza.
Muitos detalhes
Com essas imagens, os pesquisadores poderão observar uma série de detalhes até então desconhecidos, como os distintos tons de coloração do bico e a região pós-ocular.
Antes do trabalho do biólogo, só havia registros dessa ave em armadilhas fotográficas. As novas imagens são consideradas surpreendentes pelos especialistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
O registro da ave rara em seu habitat reforça a importância da conservação do Parque Nacional da Serra do Divisor, uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes.
Leia mais notícia boa
- ‘Pé de Tucanos’: brasileiro registra árvore coberta de aves; vídeo
- Araras são devolvidas à natureza pelo Ibama; alegria da liberdade; vídeo
- Santuário salva 120 aves, no maior resgate de rinhas de galos
Pouco se sabe
A ave é tão rara que pouco se sabe sobre ela. O jacu-estalo-de-bico-vermelho (Neomorphus pucheranii) é uma espécie típica da região amazônica, na fronteira com o Peru, e apresenta duas subespécies muito parecidas.
É um pássaro que mede entre 43 e 50 centímetros. É considerado lindíssimo porque tem um colorido inconfundível.
![Essa ave rara é o jacu-estalo-de-bico-vermelho (Neomorphus pucheranii) e o registro dela na natureza é do biólogo Luís Morais no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre. – Foto: @icmbio](https://d281e75zdqqlon.cloudfront.net/media/wp-content/uploads/2025/02/Design-sem-nome-2025-02-07T045813.886.png)