Google Drive cheio? Veja 7 passos liberar espaço na nuvem
![Uma das dicas para liberar espaço na nuvem do Google Drive é filtrar os arquivos por tamanho. Apague tudo que não for mais usar! - Foto: photosince/Shuttersotkc](https://d281e75zdqqlon.cloudfront.net/media/wp-content/uploads/2025/02/gogoel.png)
Quem usa a ferramenta da nuvem do Google, o Google Drive, sabe que de tempos em tempos, é preciso fazer uma limpa para liberar espaço. Mas tem como maximizar essa limpeza sem muito trabalho. Veja as 7 dicas abaixo.
O Drive é um recurso que armazena documentos, fotos e vídeos online. No entanto, a versão gratuita oferece 15 GB, distribuídos entre Drive, Gmail e Google Fotos. Assim, o espaço é consumido rapidamente, principalmente se você adora tirar fotos de tudo!
Uma das dicas para limpar o Drive é saber o que será apagado. Foque nos arquivos grandes e, se possível, faça um backup no computador. Procure também por documentos antigos, backups desatualizados e vídeos grandes, eles costumam ser os vilões do armazenamento.
O que é nuvem?
O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem, ou seja, permite armazenar dados e arquivos na Internet por meio de um provedor.
Assim, o espaço do seu computador ou celular não é comprometido, uma vez que os arquivos estão armazenados em outro servidor.
Entretanto, o Google Drive tem um limite para isso. Gratuitamente, o servidor disponibilizado oferece pouco mais de 10 GB. A versão paga, com espaço maior, começa com 100 GB e custa R$ 7,99 por mês.
Leia mais notícia
- Celulares iPhone e Android devem ser reiniciados toda semana para evitar invasões; alerta NSA
- Começa a funcionar o “Modo Ladrão” de celular no Brasil, veja como acessar
- Lei que limita uso de celulares nas escolas brasileiras começa a valer; veja o que muda
7 dicas para liberar espaço no Google Drive
Se você está com problemas de armazenamento, e assinar um dos planos pagos não é uma solução, veja 7 formas de liberar espaço gratuitamente no Google Drive. As dicas são do Olhar Digital.
- Identifique os arquivos: antes de sair apagando aleatoriamente os arquivos, descubra o que ocupa mais espaço. Acesse a página https://drive.google.com/drive/quota para ver seus documentos por tamanho. Assim, você pode excluir aqueles que são os maiores!
- Exclua o desnecessário: foco naquilo que você não vai mais usar. Desapegue e delete arquivos desnecessários. Se for o caso, revise tudo e transfira para um HD externo.
- Limpe o Gmail: muitos podem não saber, mas anexos de e-mails também ocupam espaço no Google Drive. Para isso, use a busca avançada do Gmail e encontre mensagens com anexos grandes. Delete os e-mails desnecessários e esvazia toda a caixa para liberar espaço.
- Revise o Google Fotos: o Google Fotos também consome bastante armazenamento. Caso não precise das imagens em qualidade original, você pode alterar as configurações para economizar espaço. Não se esqueça também de esvaziar a lixeira.
- Desative o backup automático: se o backup automático de fotos e vídeos está ativado no seu celular, avalie se você realmente precisa disso. Fazer os uploads manuais do que é realmente essencial vai evitar o acúmulo de arquivos que não vão ser usados.
- Use a pesquisa avançada: a pesquisa avançada do Drive pode ajudar a encontrar arquivos específicos. O filtro type:pdf (para PDFs ou before:2022 (para arquivos antigos), ajudam na hora de selecionar o que vai ser deletado.
- Organize as pastas: crie uma estrutura organizada dos documentos. Assim, você consegue identificá-los com facilidade de poder excluir o que foi duplicado ou já não será mais usado. Uma dica é separar por categorias, como Trabalho, Pessoal, Projetos, Viagens, entre outros.
![O Google Fotos é uma ferramente que ocupa bastante espaço no Drive. Fique atento aos backups desnecessários. - Foto: sdx15/Shutterstock](https://d281e75zdqqlon.cloudfront.net/media/wp-content/uploads/2025/02/Google-Fotos-via-sdx15-Shutterst.png)