Herpes: novo medicamento que inativa o virus é mais eficaz que aciclovir
![O novo medicamento Ruvidar TM, ativado pela luz, é ainda mais eficaz na inativação do vírus da Herpes. Foto: Silvia/Pixabay. – Foto: Freepik](https://d281e75zdqqlon.cloudfront.net/media/wp-content/uploads/2025/02/Design-sem-nome-2025-02-14T085810.673.png)
Olha que notícia boa para quem tem herpes, doença que atinge 67% das pessoas com menos de 50 anos no mundo. Uma empresa farmacêutica canadense desenvolve um medicamento que inativa o vírus da herpes simples.
De acordo com a fórmula, testada em estágio clínico, o remédio denominado Ruvidar TM é eficiente na inativação dos vírus do herpes simples (HSV) após a infecção. E ele funciona melhor do que o tratamento padrão ouro, feito com o aciclovir.
A empresa farmacêutica desenvolve a pesquisa em parceria com a Universidade de Manitoba, em Winnipeg, no Canadá.
Ativado pela luz
Já foi demonstrado que o Ruvidar TM ativado pela luz é ainda mais eficaz na inativação do HSV em comparação ao Ruvidar TM não ativado pela luz, segundo o TLTFF.
O pesquisador Kevin Coombs, professor de virologia na Universidade de Manitoba, faz estudos em busca de uma solução eficiente para prevenir e curar a herpes há bastante tempo.
Anteriormente, ele descobriu que a pequena molécula Ruvidar TM poderia inibir vários vírus humanos patogênicos, quando adicionada a soluções de vírus, com e sem ativação por luz.
Recentemente, Coombs avaliou a capacidade do Ruvidar TM de restringir a replicação do HSV-1 em células Vero, tanto por si só quanto em combinação com aciclovir na ausência de ativação por luz para imitar a aplicação em tecidos profundos.
Leia mais notícia boa
- Idosos de hoje estão mais fortes e joviais, comprova estudo internacional
- Creatina pode ajudar no combate à depressão, descobre estudo
- Remédios contra próstata aumentada protegem contra Parkinson e Alzheimer, diz estudo
A doença
Várias cepas
Atualmente, a proteção ocorre via vacina, no caso do Brasil, só em instituições particulares, e a aplicação de aciclovir, em casos de crise.
Porém, os especialistas advertem que as vacinas aplicadas não previnem contra à cepa eventual 2 que está em circulação. Segundo eles, o desenvolvimento das cepas 3, 4 e 5 está em ritmo acelerado.
Os HSV são vírus de DNA de cadeia dupla que infectam mais de 90%da população e podem surgir a qualquer momento. A Sociedade Brasileira de Dermatologia estima que, em poucos anos, 99% da população terá algum desse tipo de manifestação.
Os medicamentos anti-herpéticos mais eficazes incluem aciclovir e derivados, de última geração, como penciclovir, valaciclovir, famciclovir e ganciclovir, que inibem a síntese de DNA viral.
Vai ciência!
![O novo medicamento Ruvidar TM, ativado pela luz, é ainda mais eficaz na inativação do vírus da Herpes, HSV. Foto: Silvia/Pixabay](https://d281e75zdqqlon.cloudfront.net/media/wp-content/uploads/2025/02/lips-3141753_1280.jpg)