Filme com Rodrigo Santoro é ovacionado na Berlinale; favorito ao Urso de Ouro

O “Último Azul”, novo filme brasileiro com Rodrigo Santoro no elenco, foi ovacionado na 75ª edição do Festival de Cinema de Berlim, a Berlinale. Segundo os críticos, o longa é um grande favorito ao Urso de Ouro, prêmio mais prestigiado do evento. Cinema brasileiro com tudo em 2025!
Dirigido por Gabriel Mascaro, o filme teve sua estreia mundial no último domingo e ao terminar, recebeu aplausos calorosos de toda a plateia. Entre os elogios, destaque para a revista Variety, que classificou a obra como um encontro entre a ficção científica e fábula. O resultado sai no próximo dia 23.
O filme se passa em uma Amazônia transformada pelo governo em uma colônia habitacional para idosos. O local, que se apresenta como um espaço para descanso, é na verdade um exílio forçado. “O Último Azul” vai ser distribuído pela Vitrine Filmes, com lançamento previsto para este ano ainda.
Favorito ao Urso
O pernambucano Gabriel Mascaro acertou mais uma vez e segundo o site Euronews, a produção está próxima de ganhar o grande troféu.
“Sim, o Brasil pode vencer o Urso de Ouro neste ano. Ainda é cedo, mas ‘O Último Azul’ é um triunfo que toca e preenche o coração. A protagonista, Tereza, interpretada com perfeição por Denise Weinberg, dá à personagem camadas que vão além de sua atitude inicial sem sentido e à trilha sonora fantástica.”
Já a Variety, destacou a profundidade do longa. “Apesar de uma das mensagens de Mascaro ser o inegável respeito pelos mais velhos, o que a autolibertação de Tereza representa pode ser experienciado por pessoas de todas as idades. Sua jornada é curta, de apenas 86 minutos, mas é repleta de encontros e imagens indeléveis.”
Leia mais notícia boa
- Confeitaria do filme Ainda Estou Aqui faz sucesso no Rio e é redescoberta por fãs; vídeo
- Os Goonies vão voltar. Sequência do filme é anunciada após 40 anos; produção de Spielberg
- A história de Jesse e o cão Shurastey vai virar filme com Nícolas Prattes; confirmado
Amazônia distópica
Misturando drama e flexão social, “O Último Azul” traz um longa repleto de imagens marcantes e uma trilha sonora que reforça a intensidade da narrativa.
No centro da história está Tereza (Denise Weinberg), uma mulher de 77 anos que, antes de ser levada para a colônia, parte em uma jornada pessoal para realizar seu último desejo.
A atuação de Denise tem sido um dos pontos mais destacados entre a crítica especializada.
Segundo alguns portais internacionais, a atriz é descrita como “perfeita” no papel.
Elenco de peso
Rodrigo Santoro, após marcar presença na cerimônia de abertura do festival, voltou a chamar a atenção no tapete vermelho, com toda sua simpatia,ao interagir com fãs e imprensa.
O ator de 49 anos, participou de coletivas de imprensa e mostrou seu entusiasmo com o filme.
Além de Rodrigo e Denise, o elenco conta com Miriam Socarrás, Adanilo, Rosa Malagueta, Clarissa Pinheiro, Dimas Mendonça e mais.
A película de Gabriel Mascaro ainda não tem data oficial para estrear nas salas de cinema do Brasil.
