Rios e lagos cheios de esgoto agora têm água límpida. Como a Suíça conseguiu

Na década de 1960 a Suíça tinha um grave problema ambiental: a água dos rios e lagos do país era repleta de esgoto. Hoje, o cenário é outro. Cidades como Genebra e Zurique tem águas tão limpas que as pessoas podem nadar o ano inteiro!
A Suíça chegou a ser ficar nos primeiros lugares de um ranking que media o nível de poluição das águas na Europa. O gatilho para a mudança veio em 1963, quando um surto de tifo na cidade turística de Zermatt matou três pessoas e deixou centenas de doentes.
Pressionado, o governo incluiu o tratamento de esgoto na legislação nacional em 1971. Desde então, o país investiu pesado em estações de tratamento e conseguiu garantir que 98% da população esteja conectada a sistemas eficazes de saneamento. Imagina aqui, hein?
Tecnologia de ponta
A Suíça não apenas limpou as águas, mas se tornou líder global no tratamento de micropoluentes, como resíduos de medicamentos e produtos químicos.
Desde 2016, uma lei exige que as estações de tratamento sejam todas modernas. Com isso, eles conseguem filtrar todas essas substâncias.
O investimento é alto e o país chega a gastar quase o dobro do que outros países da Europa gastam, por pessoa. O resultado? Vale super a pena!
Leia mais notícia boa
- Homem enfrenta correnteza e salva gatinho ilhado em pedra no rio; vídeo
- País descobre o maior lago termal do mundo; água azul turquesa
- Recordista mundial em salto de corda salva jovem preso em lago congelado
Lazer e socialização
Hoje, nadar nos rios e lagos da Suíça faz parte da cultura do país.
Vários clubes de natação reúnem pessoas de todas as idades e as águas limpas são um belo convite ao lazer e socialização.
“Estamos unidos pelo amor à água. Se você não tem amigos, e você não tem vida social, você se tranca em casa e fica deprimido. Aqui está o remédio ideal – água fria e amigos”, disse Pascal Baudin, membro de um dos clubes de natação.
E no Brasil?
No Brasil, em setembro de 2021, o governo lançou o Programa Rios+ Limpos.
A ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) quer despoluir os rios, lagos e praias fluviais no Brasil.
Além de contribuir para a melhora da qualidade da água no país, o programa quer implementar sistema de tratamento descentralizados de efluentes.
