Três fotógrafos brasileiros são vitoriosos no maior prêmio de fotojornalismo do mundo

A World Press Photo 2025 é referência internacional em fotografia. No maior prêmio do mundo, três fotógrafos brasileiros estão entre os vitoriosos regionais 2025, da América do Sul. Duas fotos mostram a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul e uma a conquista do Botafogo na Copa Libertadores 2024.
A organização do prêmio recebeu quase 60 mil inscrições, de 3.700 fotógrafos de 141 países.
O grande vencedor será anunciado no próximo dia 17 de abril.
Tragédia no RS
O fotojornalista Anselmo Cunha, da agência AFP, é o autor do registro “Aeronave em pista inundada”. A imagem mostra um avião encalhado no Aeroporto Internacional de Porto Alegre, que ficou debaixo d’água durante a enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024.
A tragédia, no Rio Grande do Sul, provocou pelo menos 180 mortos, mais de 600 pessoas que tiveram de deixar suas casas, 2 milhões de atingidos e cerca de R$ 88 bilhões de prejuízos.
“Não é só uma foto. É a história da minha cidade, a história dos lugares que frequento quase que diariamente, a história de um mundo todo que se conecta com a de tantos gaúchos – infelizmente através de uma tragédia. O mundo todo conheceu o drama que vivemos com a enchente. O mundo todo acompanhou a nossa história”, afirmou Anselmo Cunha.
Leia mais notícia boa
- Fotógrafo brasileiro é finalista no maior concurso de fotografia do mundo; fotos incríveis!
- #AjudeRS: Vamos ajudar as famílias atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul
- Rapaz narra gol do título do Botafogo para irmão cego e emociona a web; vídeo
Desespero com a chuva
A foto intitulada “As piores enchentes do Brasil”, da fotojornalista Amanda Perobelli, da agência Reuters, retrata as ruas da cidade de Canoas, na Grande Porto Alegre.
A imagem mostra as casas completamente inundadas em maio de 2024, período crítico das cheias.
“Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas por um desastre agravado pelas mudanças climáticas e pelo descaso do poder público, deixando um rastro imensurável de dor e perda. Minha profunda gratidão à Edite e ao João, que me permitiram acompanhar sua rotina, abriram suas vidas e seus corações no pior momento de suas vidas”, disse Amanda Perobelli.
Libertadores 2024
O registro “Torcida do Botafogo – Orgulho e glória”, do fotojornalista André Coelho, da agência EFE, mostra a emoção dos torcedores do clube carioca depois da conquista inédita da Libertadores, em novembro do ano passado.
O clique do fotojornalista foi feito no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, de onde os torcedores acompanharam a disputa entre o Botafogo e o Atlético-MG, em que o alvinegrou venceu por 3 a 1, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.
” O caminho não foi fácil e hoje tenho certeza de que as decisões que tomei em busca de meus ideais e sonhos me trouxeram até aqui. E isso só me faz ter mais orgulho desse reconhecimento”, disse André Coelho.


