Angelina Jolie se reúne com cacique Raoni e visita terra de indígenas no Mato Grosso

A estrela de filmes, como “Malévola” e “Sr. & Sra. Smith” é famosa também pela luta por causas humanitárias e ao combate à desigualdade social, agora está no Brasil. Sem alarde, a atriz Angelina Jolie se reuniu com o cacique Raoni e indígenas da etnia caiapó, em Mato Grosso.
Angelina Jolie esteve na aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque do Xingu, 932 km de Cuiabá. Ela foi levada até o local por um helicóptero da FAB (Força Aérea Brasileira).
A atriz visitou a aldeia acompanhada pelo cacique e conduzida pela organização não governamental Re:wild. Ligada não só às causas humanitárias, mas curiosa e admiradora do conhecimento dos povos originais, ela quis ver de perto como é a conexão entre a etnia e a natureza.
Povos indígenas, conhecimento ancestral
Angelina Jolie passou pela aldeia, conversou com muitas mulheres e crianças. Ela reiterou a preocupação com a proteção da Amazônia e da cultura indígena.
Também fez pinturas no corpo, com uma anciã, que desenhou os símbolos da etnia aplicados nas mulheres.
Com os cacique e outras lideranças, a atriz quis saber sobre os desafios enfrentados pela comunidade, como a luta contra o desmatamento, o garimpo ilegal e a expansão do agronegócio, segundo o site Só Notícias.
Leia mais notícia boa
- Anitta mobiliza fãs e arrecada 5 toneladas de alimentos para aldeia indígena no Rio de Janeiro; vídeo
- Brasil pede desculpas e concede reparação a indígenas perseguidos na Ditadura
- Filme brasileiro sobre comunidade indígena é premiado em Cannes; está nos cinemas!
Ativista social
Ativistas social, a atriz participa de diversas frentes desde a defesa de direitos humanos. Em 2001 a 2012, a embaixadora da Boa Vontade do ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados.
Ela fez mais de 60 missões de campo em vários países, como Serra Leoa, Tanzânia, Camboja e Paquistão. A artista pediu soluções urgentes para proteger os direitos e a segurança das pessoas deslocadas.
Também lançou um livro sobre os direitos das crianças e foi reconhecida por prêmios por seu trabalho social.
Visita discreta
Após a visita ao Mato Grosso, não há informações se a atriz pretende fazer incursões pelo Brasil ou se retornará aos Estados Unidos.
