10 frases do Papa Francisco para ninguém esquecer

A morte do Papa Francisco deixou o mundo sem a voz doce que lutava contra injustiças e pela paz, mas o líder da Igreja Católica desde 2013, deixou frases marcantes com ensinamentos que vão ficar para sempre. Separamos 10 delas abaixo para registrar isoladamente e perpetuar na história do mundo e do Papa da Paz.
Durante a primeira coletiva de imprensa dele, em março de 2013, o pontífice enviou uma mensagem clara para o mundo. “Francisco era um homem pobre. Como eu gostaria que a Igreja fosse pobre… e para os pobres.”
Em tempo de tanta divisão no mundo, Francisco ensinou a escutar, acolher e cuidar uns dos outros. “Se uma pessoa é gay, busca o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?”, disse o papa durante o voo que o trouxe do Rio de Janeiro para Roma, após a Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013.
O Papa da Paz
Francisco, desde que assumiu, falou muito em defesa dos pobres, meio ambiente, jovens, migrantes e tantos outros vulneráveis no mundo.
Mais do que falar, ele sempre viveu o que pregava. Preferia o abraço ao trono, o sapato gasto ao luxo dos palácios.
Agora, com a partida do papa Francisco, ele deixa ensinamentos importantes, para nunca serem esquecidos. Veja as principais frases abaixo
Leia mais notícia boa
- O Papa da Paz, é assim que Francisco será lembrado para sempre; veja homenagens
- Último pedido do Papa Francisco, horas antes de partir
- Papa Francisco deixa legado de humildade, igualdade, paz e generosidade; homenagem
Frases marcantes
Neste momento de despedida, veja 10 frases do Francisco que servem como um guia para um mundo mais justo!
- “O abuso infantil é uma doença”: em fevereiro de 2017, depois de um escândalo na Igreja Católica de abusos contra crianças, Francisco saiu em defesa dos pequenos. Em entrevista à revista La Civilta Cattolica, ele ainda pediu desculpas e se disse envergonhado com os casos.
- “O dinheiro deve servir, não governar”: a crítica ao dinheiro foi feita pelo pontífice foi feita durante a primeira exortação apostólica dele, em novembro de 2013. Francisco criticou a desigualdade e o modelo econômico que prioriza o lucro acima da dignidade humana.
- “A indiferença é mais perigosa que o câncer”: em outubro de 2024, Francisco disse a jovens da Ação Católica Italiana, que a indiferença dos jovens é mais perigosa que o câncer. “Aprendemos que a miséria humana não é um destino que atinge alguns infelizes, mas quase sempre o resultado de injustiças devem ser erradicadas.”
- “Quem pensa em construir muros e não em construir pontes não é cristão”: a frase foi dita em 2016 e endereçada ao então candidato à corrida presidencial dos Estados Unidos, Donald Trump. Recentemente, Francisco também se manifestou em defesa dos imigrantes e refugiados.
- “Peço-lhes, como irmão, que permaneçam na paz”: em abril de 2019, durante encontro com líderes do Sudão do Sul, Francisco ajoelhou-se e beijou os pés dos líderes. Na época, ele clamou por paz e humildade.
- “Ontem, crianças foram bombardeadas. Isto não é uma guerra. É crueldade”: Francisco sempre condenou guerras. Em 2023, ele se referiu à guerra de Gaza, que já tinha deixado mais de 60 mil mortos. No último pronunciamento dele, no domingo de Páscoa de 2025, o papa também questionou os conflitos no mundo.
- “O grito dos pobres, junto com o da terra, chegou até nós vindo da Amazônia. Depois dessas três semanas, não podemos fingir que não ouvimos”: em 27 de outubro de 2019, durante o Sínodo sobre a Amazônia, no Vaticano, o papa usou o espaço para sair em defesa dos povos originários e do meio-ambiente.
- “Em vez de justiça social, spray de pimenta”: a frase foi dita pelo papa em 2024, ao comentar os protestos contra o governo de Javier Milei, na Argentina, terra natal dele.
- “O papa é argentino e Deus é brasileiro”: logo no início do papado dele, Francisco veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. Durante uma entrevista, brincou sobre a rivalidade entre o Brasil e Argentina e disse que o problema foi superado.
- “A vida é real, não virtual. Não acontece numa tela, mas no mundo! Por favor, não virtualizem a vida!”: durante um discurso em 29 de abril de 2023, em Budapeste, na Hungria, o pontífice convidou o mundo a viver e cultivar relações afetuosas, longe das redes.
