SinPatinhas: veja como tirar o RG de cães e gatos para proteger pets no Brasil

Mais proteção para os pets no Brasil: Agora é possível tirar o RG de cães e gatos no país. O programa SinPatinhas, sistema que permite o registro gratuito (RG) de animais, já está valendo. O RG animal foi lançado pelo governo federal.
O cadastro gera uma carteira com número de identificação único e QR Code para facilitar a identificação dos animais e promover mais segurança e bem-estar para eles.
Para tirar o RG do seu bichinho é bem simples: basta ter uma conta no Gov.br. Com a leitura do QR na coleira, qualquer pessoa pode encontrar o tutor de um pet perdido! Veja o passo a passo abaixo.
O SinPatinhas
O Sistema Nacional de Cadastro de Animais Domésticos (SinPatinhas) é uma plataforma online, gratuita e voluntária.
A ideia é criar um grande banco de dados com informações dos animais e dos tutores deles. Assim, todo o acesso a serviços de saúde animal e ações de proteção vai poder ser consultado em um lugar só.
O SinPatinhas faz parte de uma política nacional de proteção animal para combater o abandono, garantir cuidados básicos e estimular a guarda responsável.
Leia mais notícia boa
- Cães vira-latas salvam cachorro atropelado e tutor do pet ferido os adota
- Cães sequestrados e levados para outro país voltam para o tutor após operação policial internacional
- Meu cachorro tem mais amigos do que eu; vídeo de pitbull simpático viraliza
Como funciona
Para fazer o cadastro é bem fácil. Veja o passo a passo abaixo!
- Primeiro acesse o SinPatinhas com uma conta Gov.br;
- Depois, insira as informações pessoais, além de dados sobre o pet. Se ele tiver microchip, essa informação também pode ser adicionada ao sistema.
- Após o cadastro o tutor recebe uma carteirinha digital com número único de identificação e QR Code;
- Imprima o QR code e cole na coleira do seu pet. Prontinho, se o seu bichinho se perder vai ser bem mais fácil identificar!
Segurança e privacidade
O SinPatinhas foi lançado junto com o ProPatinhas, o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos.
Segundo o governo federal, os dados vão estar protegidos e apenas informações essenciais vão ser usadas para criar políticas públicas.
O sistema não tem nenhuma taxa, multa ou obrigação. O cadastro é totalmente gratuito e não significa um novo imposto.
