Ranking mostra os idiomas mais fáceis de aprender no mundo; veja a lista

Saiu o novo ranking dos idiomas mais fáceis de se aprender no mundo e o português está na lista, acredita? O estudo foi publicado pela empresa Unbabel, plataforma que combina tradução humana com inteligência artificial (IA).
Seja para crescer na carreira, fazer amigos ao redor do mundo ou curtir séries e músicas em outra língua, aprender uma nova língua é sempre especial e útil. Segundo a companhia, quanto mais relacionada a língua-alvo for à língua nativa do falante, mais fácil esse processo vai ser!
Em primeiro lugar ficou o africâner, que pertence à família das línguas germânicas ocidentais. Hoje, quase 9 milhões de pessoas falam o africâner, principalmente na África do Sul e na Namíbia. Depois dele vêm o francês e o espanhol. Veja todas as outras abaixo!
Por que mais fáceis?
Segundo o estudo, quando uma língua tem a mesma família linguística, o aprendizado é bem mais intuitivo.
Além disso, a exposição constante ao idioma, como em filmes, músicas, redes sociais e notícias, facilitam a prática e a memorização.
A prática também é bem importante. Quanto mais o estudante falar a língua e ela for espalhada pelo mundo, maiores são as chances de encontrar alguém para conversar.
Leia mais notícia boa
- Sai ranking das melhores comidas de rua do mundo; coxinha na lista!
- Sai ranking dos melhores espumantes brasileiros; veja os 12 mais
- Sai ranking das cidades mais baratas do Brasil em 2025; veja
Os 10 mais fáceis
- Africâner: o africâner é considerado um dialeto holandês. A língua foi considerada a mais fácil para os nativos ingleses aprenderem, porque compartilha muitas palavras de origem germânica.
- Francês: o francês ficou em segundo lugar e globalmente é falado por 300 milhões de pessoas. Na hora de aprender o francês, é preciso ficar atento ao faux amis, ou seja, os falsos cognatos.
- Espanhol: a prevalência do espanhol faz dele um idioma muito popular para aprender. Ao todo, 18 países adotam o espanhol como idioma oficial e a língua conta com 500 milhões de falantes nativos, além de representar 8% do conteúdo online.
- Holandês: 23 milhões de pessoas em todo o mundo falam holandês. O holandês se espelha no inglês, tanto estruturalmente quanto sintaticamente. Os falantes de holandês costumam usar palavras em inglês, em uma prática chamada Dunglish.
- Norueguês: o norueguês, ou Norsk, é uma língua da família germânica setentrional. Se você quer se aprofundar na rica cultura literária e mitologia escandinava, vai precisar aprender norueguês. Segundo a Unbabel, a pronúncia da língua é consistente e a gramática é fácil de aprender.
- Português: o português é a língua oficial em nove países, incluindo Brasil, Cabo Verde e Angola. O idioma é fácil de aprimorar, mas a companhia destacou que as palavras podem ter significados muito diferentes em países como Brasil e Portugal.
- Sueco: o sueco, ou Svenska, é falado por 10 milhões de pessoas na Suécia, mas também é usado nos países vizinhos como Finlândia e Dinamarca. A língua é germânica e tem vários cognatos com o inglês como meia-noite (midnatt) e conferência (konferens).
- Italiano: o italiano tem um vocabulário enraizado no latim e há muitos cognatos. Mais de 60 milhões de pessoas falam italiano como primeira língua e o idioma está presente na Líbia, Costa Rica, Cidade do Vaticano e, é claro, na Itália.
- Romeno: o romeno é a única língua românica desenvolvida na parte oriental da Europa. O idioma é uma língua muito fonética, ou seja, a maioria das palavras é escrita da mesma forma que é pronunciada.
- Hindi: o hindi é a língua oficial da Índia. Na última contagem, mais de 500 milhões de pessoas falam hindi como primeira ou segunda língua. O idioma é um pouco mais difícil de aprender do que os nove mais populares. O hindi usa várias palavras em inglês, que são lidas e pronunciadas como em inglês.
