A Coreia do Sul antecipou em dois dias o lançamento da primeira rede nacional de telefonia móvel 5G para ser o primeiro país do mundo a oferecer a tecnologia que deve revolucionar as telecomunicações.
A rede 5G tem velocidade de conexão 20 vezes superior à do 4G. Isso vai permitir baixar um filme inteiro em menos de 1 segundo, por exemplo.
Entre as inovações mais esperadas com essa velocidade estão os carros sem motorista, a saúde conectada, as cidades inteligentes, o transporte urbano e a segurança.
A organização Global System for Mobile Communications considera que o 5G pode gerar US$ 565 bilhões de lucro para a economia mundial até 2034.
A Coreia do Sul é um país conhecido pela inovação tecnológica e o governo transformou a rede 5G em uma prioridade destinada a estimular sua economia.
Competição
O país entrou em uma disputa com Estados Unidos, China e Japão para saber qual nação seria a primeira a disponibilizar a rede ultrarrápida.
As especulações dos últimos dias sobre a possibilidade da empresa americana Verizon lançar um serviço 5G antes do que estava previsto forçaram as operadoras sul-coreanas a decidir, às pressas, um lançamento noturno, informou a agência Yonhap.
As três grandes operadoras nacionais, KT, SK Telecom e LG UPlus, fizeram o lançamento na última quarta-feira às 23h (horário local) apenas para celebridades locais.
Já a população sul-corena começou a ter acesso nesta sexta-feira, 5, mesmo dia em que Samsung Electronics lançou o Galaxy S10 5G, o primeiro smartphone do mundo que funciona com esta tecnologia.
A LG apresentará o modelo V50s em duas semanas.
Com informações do G1 e FrancePresse
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube