Mesmo com as dificuldades da pandemia, um grupo de 104 idosos se formou num programa de extensão da Universidade de Brasília, a UnB.
Os estudantes receberam os diplomas de educadores político e social, em gerontologia, no último dia 26, em cerimônia transmitida pela internet.
Eles fazem parte da Universidade do Envelhecer – UniSer -, um projeto da Universidade de Brasília para pessoas com mais de 45 anos que precisam concluir o ciclo de formação com aulas online.
A duração foi de um ano e meio e incluiu atividades nas áreas de direito, esporte, saúde, cultura e teatro, com formação gratuita.
Desafio
“Tínhamos aulas presenciais e de repente passamos para o ensino remoto, que foi uma fase bem difícil de passar. Mas, valeu a pena a experiência”, disse uma das coordenadoras da UniSer, Vera Terezinha Silveira.
O professor Leonardo Costa Pereira, de 39 anos, conta que essa etapa de ensino remoto foi “um grande processo de adaptação”.
“Essa foi a maior dificuldade que sentimos. Adaptamos para uma hora de aula e tivemos uma resposta bem bacana”, comemorou.
O curso tem crescido mesmo com as aulas remotas. Agora em março, segundo a UnB, houve 1,5 mil inscrições para 300 vagas.
Sonho realizado
Ao 70 anos, Maria da Abadia foi uma das formandas do curso. A moradora de Ceilândia disse que realizou um sonho.
Antes da aposentadoria, ela trabalhou como auxiliar de ensino, mas precisou parar para cuidar do neto, que tinha ficado órfão.
“Desde a juventude, eu tinha o desejo de fazer uma faculdade”, comemorou.
Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do G1