Só Notícia Boa
Comercial
Curso EAD gratuito ajuda 2500 jovens conseguirem 1º emprego
19 de maio de 2022
- Monique de Carvalho
O curso EAD é destinado a jovens que moram em SP e têm entre 17 e 22 anos - Foto: Guto Garrote Menor
O curso EAD é destinado a jovens que moram em SP e têm entre 17 e 22 anos - Foto: Guto Garrote Menor

Quem está buscando o primeiro emprego sabe que a jornada nem sempre é muito simples. Para gerar mais acessibilidade, um curso EAD gratuito está oferecendo 2500 bolsas de capacitação profissional para jovens de São Paulo.

A ideia é ajudar os profissionais iniciantes a se alocarem melhor no mercado de trabalho. As aulas trazem informações preparatórias para seis carreiras. Todos os cursos estão com turmas abertas e os jovens que se encaixarem nos pré-requisitos já podem fazer a inscrição. (veja como abaixo)

“Temos uma geração de jovens com competências técnicas e talentos sendo desperdiçados. São pessoas que possuem habilidades e muito potencial e não conseguem ter acesso a oportunidades para construírem suas histórias de sucesso”, disse em entrevista ao Só Notícia Boa Jorge Hohmuth, Gerente de Marketing do Instituto PROA.

Comercial

E a boa vontade de empresas privadas pode ajudar muito nesse processo todo, segundo ele:

“A união de empresas privadas dispostas a realizar grandes transformações com ONGs como o PROA, é fator-chave para que jovens se tornem protagonistas de suas próprias histórias e ingressem no mercado de trabalho”,

Grade curricular

A ideia de lançar um curso para jovens partiu do Instituto PROA. Hoje, a plataforma que recebe o mesmo nome da organização, tem o foco de atingir jovens de 17 a 22 anos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas.

O curso tem 100 horas e é dividido em 5 módulos de 20 horas cada, que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego.

As metas trabalhadas são: Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.

Além desse conteúdo, o jovem pode optar por continuar os estudos de acordo com uma Trilha Técnica específica no 6º módulo.

São 6 carreiras à escolha e cada uma delas é patrocinada por grandes empresas.

O curso preparatório possui 50 horas de aula para cada área:  Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture) e Promoção de Marcas (BRF).

Como funcionará

A Plataforma PROA oferece 7h30 de aulas por semana para os alunos inscritos. Isso dá aproximadamente 1h30 por dia que o aluno poderá estudar.

Assim como é o padrão de cursos EAD, o aluno poderá cumprir as atividades propostas nos horários que achar mais conveniente.

Há, também, os encontros semanais mediados por tutores, com 1h30 de duração às quartas-feiras e diversas opções de horários.

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.

“O cenário muda a partir do momento em que empresas percebem que seu papel na economia vai muito além de pagar salários e impostos, e descobrem que podem atuar de forma muito mais efetiva na transformação de pessoas e na concretização de sonhos, tornando planos de vida factíveis e, ainda, beneficiando-se disso”, disse Jorge.

Experiência que conta

Stefany Oliveira, de 21 anos, é ex-aluna do projeto e graduanda de Nutrição. Ela conta que passar pelo curso EAD preparatório foi muito importante para a carreira dela.

“Foi uma experiência importante. Houve atividades para pesquisar cursos e reformular ideias para o futuro, o que fez com que hoje eu tivesse um planejamento melhor para a minha carreira”, diz.

A jovem está trabalhando em um grande banco digital, e após se formar no Instituto PROA se sentiu muito mais preparada para as entrevistas de emprego e ingressar no mercado de trabalho. Ela participou do processo seletivo do banco e conquistou a sua tão sonhada vaga.

“Agora, tenho uma noção mais clara do que quero fazer depois da faculdade e me sinto mais preparada para o mercado de trabalho”, conclui Stefany.

Ao longo de 2021 e no primeiro semestre de 2022, a Plataforma PROA formou milhares de jovens e inseriu muitos deles no mercado de trabalho.

Segundo dados da empresa, mais de 85% dos jovens que estudam no PROA ingressam no mercado de trabalho. “Esse é um número que nos orgulha muito”, comemora a marca em nota.

“Todo nosso esforço e dedicação é para criar oportunidades de emprego para os jovens. Sabemos o quanto esse público sofre com a falta de qualificação profissional e o quanto isso reflete no primeiro emprego. Queremos ser o apoio nessa fase tão importante do início da vida adulta, qualificando, desenvolvendo e oferecendo oportunidades reais. Esse é o nosso comprometimento”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Como se inscrever

O processo seletivo para o curso da Plataforma PROA está aberto até 26 de julho.

Para participar, é necessário realizar a inscrição no site e participar dos testes de Língua Portuguesa, Matemática e análise comportamental, além de enviar um áudio sobre os motivos para querer entrar no projeto.

As aulas on-line terão início em 01 de agosto.

As aulas têm início para agosto - Foto: Guto Garrote Menor
As aulas têm início para agosto – Foto: Guto Garrote Menor
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial