Baseados em ipês, cientistas criam tratamento contra o câncer; eficaz e menos efeitos colaterais
O poder dos ipês. Cientistas brasileiros desenvolvem um tratamento contra o câncer com base nessa árvore nativa brasileira. Os novos compostos quimioterápicos prometem ser mais eficazes contra a doença e causar menos efeitos colaterais.
Essas moléculas são projetadas para atacar as células cancerígenas e preservar as células saudáveis do organismo. Algo totalmente inédito porque até então, os projetos existentes atacavam células doentes mas atingiam as sadias também.
O estudo é uma parceria da UFC, Universidade Federal do Ceará, com as universidades federais de Minas Gerais e Santa Catarina e da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Os estudos avançam e o foco agora é “criar novas estratégias para o combate ao câncer de próstata, ovário e mama”, disse Bruno Coêlho Cavalcanti, um dos pesquisadores.
Ipês no tratamento contra o câncer
A pesquisadora Cláudia Pessoa e a equipe, do Laboratório de Oncologia Experimenta, utilizaram as propriedades características das moléculas do ipê para criar novas versões sintetizadas.
Professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, ela disse que os cientistas trabalham para criar um remédio para combater a doença.
“Os testes realizados até o momento foram in vitro. Ainda precisamos partir para os testes em modelos animais e em pessoas. Se os resultados forem promissores, será possível desenvolver um novo protótipo de fármaco para tratamento contra o câncer com menos efeitos colaterais para os pacientes”
A ideia é avaliar a eficácia e segurança do tratamento. Depois, será a vez dos estudos clínicos em humanos.
Leia mais notícia boa
- Homem recebe primeira vacina contra câncer de pulmão do mundo
- Toda linda, Simony comemora 10 meses de remissão do câncer; uma vitória
- Começa a temporada dos ipês em Brasília. Festival de cores nas ruas
Florada dos ipês
Os cientistas estão confiantes nos resultados positivos da pesquisa.
O ipê é uma árvore nacional e existe em praticamente todo país. Floresce de julho a setembro, e dá frutos em setembro e outubro. Isso varia conforme a região.
A madeira é bonita, marrom-oliva ou marrom-avermelhada e com veios resinosos mais escuros. Mas são as flores que chamam a atenção.
Há ipês amarelos, brancos, rosas e roxos. Cada um tem sua temporada para florescer e sempre encantam com a beleza magistral.