Ex-acumuladora agora ajuda pessoas a colocarem a casa em ordem; vídeo
Lisa Curtis transformou o prazer de colecionar em um mal hábito, mas mudou completamente. De ex-acumuladora de quinquilharias e lixo, ela se transformou em orientadora, para ajudar pessoas a colocarem a casa em ordem.
Essa britânica criou um perfil no TikTok cujos vídeos viralizaram. Um tem quase 3 milhões de visaluzações. Ali, ela explica em detalhes, como se desfazer de coisas inúteis e que ocupam lugar. Também ensina a por ordem na casa.
Com o perfil “Mãe Desordem”, Lisa também atende em domicílio. Segundo ela, os acumuladores, em geral, reúnem objetos, de forma aleatória, não sabem explicar o porquê de suas escolhas e não devem ser criticados. “Comentários maldosos são o que impedem as pessoas de pedir ajuda, mas todo mundo tem uma história e, se você soubesse a deles, estaria menos inclinado a dizer coisas horríveis”, afirmou ela ao GNN.
História pessoal
Mãe de três filhos, Lisa se deu conta que era uma acumuladora ao ter de organizar a casa do pai, quando ele morreu.
Descobriu que a casa dele era um caos e estava lotada de objetos inúteis. O pai dela simplesmente não jogava nada fora e, desde a morte da mãe, ele passou a reunir antigos objetos dela, como se assim, amenizasse a dor.
Foi aí que Lisa percebeu que tinha hábitos muito parecidos com os do pai. Ela acreditava que era uma característica sua “colecionar”.
Leia mais notícia boa
- Homem que vivia em situação de rua é aprovado em 2º lugar na Uneb
- Casal limpinho, em situação de rua, aluga casa depois de viralizar
- Moradia Cidadã vai dar casas para brasileiros que vivem em situação de rua
Trabalho social
A partir da própria história, Lisa resolveu ajudar as pessoas. “Eu posso ajudar as pessoas porque entendo como elas se sentem”, disse. “Não é só preguiça, há uma história por trás de cada acumulador.” No seu perfil, ela dá muitas dicas.
Os principais desafios envolvem lixo e muita sujeira, como cadeiras infestadas de ratos e animais mortos nunca levados para fora. “Eu trabalho com muitos caras mais velhos, cujas casas são abarrotadas de coisas.”
A ex-acumuladora também ajuda mulheres, que são compradoras compulsivas, entre utensílios domésticos e artesanato. “Conheci uma senhora que tinha milhares de revistas de tricô, todas completamente fechadas.”
Sem explicações
Lisa conta que um dos casos mais difíceis que lidou foi o de um homem que armazenava seu próprio xixi. “Ele não conseguiu dar uma resposta. Ele simplesmente não conseguia se livrar de nada.”
O processo de armazenar e entulhar é lento, contou e britânica.
De acordo com ela, quem tem a tendência deve se policiar sempre.
O caminho é o de conscientizar as pessoas para que não se sintam envergonhadas, concluiu.
Assista ao vídeo em que ela organiza um pequeno quarto onde não havia espaço andar:
@motherclutteruk PART 2 of queenies #bedroom #reset cant believe i got to the end of this and its a lovely #surprise for her when she gets #home from the #festival so I’ve taken her #barbie and #sindy #collection to my room and we will go through and decide whats to keep and what can go all other collections are now at least together and we can go through those too and see what can go all in all a fabulous and successful #mega #declutter ! Now theres room for a #sofa or #chaiselounge which shes wanted for a long time and #tbh it was time for a lot of the more #childish #toys to go find a new #foreverhome ! #motherclutter #motherclutteruk is #mosthappy ♬ Magical Fantasy – Dmitriy Sevostyanov