Novo sapo-pulga descoberto no Brasil é o 2º menor vertebrado já encontrado
Ele é tão pequenino que desaparece na ponta do dedo. Uma espécie de sapo-pulga, identificada por pesquisadores do Brasil, é o segundo menor vertebrado encontrado no mundo. Ele mede pouco mais de 6,9 milímetros, quase do tamanho de um grão de arroz.
Outra curiosidade desse vertebrado é que ele nasce de um ovo completamente formado e, não de um girino, como os sapos convencionais. E também emite sons diferentes, conforme os pesquisadores brasileiros.
O bichinho foi encontrado em Ubatuba, no litoral de São Paulo. O nome da nova espécie, B. dacnis, é uma homenagem ao Projeto Dacnis, uma organização sem fins lucrativos de conservação, pesquisa e educação que mantém áreas privadas da Mata Atlântica.
Descoberta dos brasileiros
Luís Felipe Toledo, pesquisador que participou dos estudos que é da Universidade de Campinas (Unicamp), disse que o sapo-pulga tem todas as características dos animais maiores, menos o tamanho.
“Esse gênero é diferente. Durante sua evolução, ele passou pelo que nós, biólogos, chamamos de miniaturização, que envolve perda, redução e/ou fusão de ossos, bem como menos dígitos e ausência de outras partes de sua anatomia.”
De acordo com o cientistas, é a sétima espécie de sapo-pulga descrita no gênero Brachycephalus. O único vertebrado menor pertence a uma espécie diferente no mesmo gênero (B. pulex).
Leia mais notícia boa
- Quatro tigres nascem de uma vez e zoo comemora; ameaçados de extinção
- Filhote de onça-parda é resgatado e se recupera bem no Zoo de Brasília
- Bióloga leva onças-pintadas para passear e relação com os animais impressiona; veja!
Características próprias
Os cientistas fizeram o sequenciamento de DNA no sapo-pulga encontrado em Ubatuba, no litoral de São Paulo.
Na descrição da nova espécie, os pesquisadores incluíram informações sobre o esqueleto e os órgãos internos, bem como dados moleculares e detalhes de suas vocalizações.
“A diversidade desses sapos em miniatura pode ser muito maior do que pensamos. Daí a importância de descrever o máximo possível de características e características para agilizar o processo de descrição e começar a trabalhar na conservação”, disse Toledo à GNN.