Reveillon sem se desidratar: espumante com pedra de gelo, poooode
espumante_com_gelo
Comercial
Nessa época de festas, confraternizações e abusos gastronômicos e etílicos há como se recuperar rápido dos exageros das gorduras e do álcool, sem tomar remédios.
Buscar uma alimentação mais leve, aumentar a ingestão de água e sucos frescos, feitos na hora, dar uma caminhada de pelo menos meia hora todo dia e buscar bebidas que não tenham muito álcool.
A dica foi dada no Giro Gastronômico, do jornalista Rodrigo Leitão, na Rádio Bandnews FM e a gente reproduz agora.
A dieta é assim. Coma:
Carboidrato:
tipo arroz integral, macarrão com ervas, pão integral, porque isso vai te dar energia.
Proteína de carne branca, tipo peixe assado ou cozido ou cru, comida japonesa! Porque isso vai te dar força e repor as fibras musculares, porque provavelmente você bebeu muito álcool e não fez atividades físicas nesses últimos dias.
Vitaminas e sais minerais das frutas, verduras e legumes. Prefira saladas cruas, tempere com limão, sal e pouco azeite e coma frutas da estação.
Sucos no café da manhã ou antes das refeições, porque a ingestão de vitamina C vai favorecer a absorção dos alimentos e aí você nem precisa comer muito.
Beber o que nessa época?
Chopp e espumantes secos, tipo nature, que não tem açúcar.
O chope é mais leve, tem maior concentração de água na composição da bebida, então vai desidratar menos. Importante lembrar que a gente deve beber água enquanto ingere bebida alcoólica, para repor o líquido que se perde.
Além disso, tá fazendo muito calor e chope gelado é mais agradável. Mas eu tenho uma dica muito interessante para quem gosta de espumante e quer manter a bebida gelada por mais tempo: beba com gelo!
E isso pode?
Se os franceses fazem, porque não podemos fazer também?
Inclusive a Moet Chandon lançou este ano o primeiro champagne elaborado com essa finalidade, é o Moët Ice Impéria lm (foto) um produto especificamente para se tomar com gelo dentro, e de preferência na praia.
O uso da pedra de gelo na taça de espumante é antigo. Chama-se piscine, é um drink em que você põe a pedra de gelo dentro do espumante e é muito servido no verão europeu, onde facilmente se bate a barreira de 40 graus de calor.
Dá muito certo e na minha opinião é uma forma de popularizar ainda mais o espumante aqui no Brasil.
E não se impressione com as críticas dos puristas.
Muita gente põe a pedra de gelo no vinho também.
Rodrigo Leitão, jornalista do Giro Gastronômico, da Rádio Bandnews FM/Brasília.