#SomosTodosMacacos: Neymar abre campanha contra racismo
||
Comercial
Foto: SóNotíciaBoa
Preconceito é a forma mais mesquinha que um ser humano tem para tentar se mostrar superior ao outro.
E o jogador Neymar Jr. abriu hoje uma campanha internacional inteligente de “selfies”- as fotos tiradas pela própria pessoa – contra o racismo: #SomosTodosMacacos
Ele postou no Instagram uma foto (abaixo) com uma banana na mão, ao lado do filho, também segurando uma banana, só que de pelúcia.
É um tapa na cara, com bom humor, para protestar contra o ato de racismo no futebol, desse fim de semana.
Durante jogo do Barcelona contra o Villarreal, na casa do rival, Daniel Alves se preparava para cobrar um escanteio quanto um torcedor atirou uma banana em sua direção.
Sem se abalar, o lateral buscou a fruta do chão, comeu um pedaço e fez a cobrança normalmente na área
Veja como foi:
#SomosTodosMacacos
A foto de Neymar – companheiro do lateral no Barcelona e na seleção brasileira – em poucas horas foi curtidas por 500 mil pessoas no Instagram.
E teve forte repercussão nas redes sociais.
O atacante ganhou o apoio de outros jogadores, artistas, celebridades e seguidores na internet.
A presidente Dilma Rousseff também entrou na polêmica e disse em sua página no Twitter:
“O jogador @DaniAlvesD2 deu uma resposta ousada e forte ao racismo no esporte. Diante de uma atitude que infelizmente tem se tornado comum nos estádios, @DaniAlvesD2 teve atitude”, elogiou.
“Em seu apoio, @neymarjr [Neymar] lançou a campanha #SomosTodosMacacos para mostrar que temos todos a mesma origem e que nada nos difere, a não ser nossa tolerância com o outro”, destacou Dilma.
A presidente disse que o combate ao racismo será um dos lemas do Mundial.
“O Brasil na #CopaDasCopas levanta a bandeira do combate à discriminação racial #CopaContraORacismo. Vamos mostrar que nossa força, no futebol e na vida, vem da nossa diversidade étnica e dela nos orgulhamos. #CopaSemRacismo”, ressaltou a presidente.
Soube-se, no dia seguinte, que o movimento havia sido pensado semanas antes, com o auxílio da agência de propaganda Loducca.
Mas oportunista ou não, para a revista americana Time, a mais influente do mundo, a estratégia de Neymar e de sua equipe de marqueteiros foi “brilhante”.
Ao site de VEJA, o publicitário Guga Ketzer, da Loducca, afirmou que a ação foi preparada duas semanas antes, depois que Neymar e Daniel Alves foram alvo de outra investida racista durante o jogo do Barça contra o Espanyol. Segundo o publicitário, Neymar havia planejado comer a banana em campo quando surgisse a oportunidade — e então lançar a campanha. Questionado se o lateral baiano havia atropelado a estratégia de Neymar, Ketzer negou. “De forma alguma. O conjunto de ele comendo uma banana e o Neymar se manifestando, criando um movimento, fez a discussão atingir um patamar absurdo, com repercussão até mesmo na Presidência da República. As pessoas espontaneamente se envolveram e isso é o que importa”, disse. Contudo, segundo reportagem do site da PLACAR, do grupo Abril, que edita VEJA, Neymar e Daniel Alves já haviam conversado semanas antes sobre as atitudes racistas de alguns torcedores — e o atacante havia confessado que, se visse a banana sendo arremessada ao campo, a comeria.
O SóNotíciaBoa apoia a campanha #SomoTodosMacacos.
Nós repudiamos qualquer tipo de preconceito!
Com informações do Estadão, Veja, Instagram e SóNotíciaBoa