Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.
A lua cheia nasceu imensa e primorosa neste fim de semana. Se você perdeu o espetáculo, pode rever agora em Timelapse, a técnica fotográfica utilizada no cinema em que cada frame do filme é capturado em uma frequência muito menor do que a que será projetada.
Quando a imagem é exibida em velocidade normal cria um efeito maravilhoso porque parece que o tempo está passando rápido nas imagens. No caso deste vídeo da Lua, em apenas 15 segundos ela nasce e sobe ao céu.
Do alto da Torre de TV, em Brasília, o astrofotógrafo amador e professor Leonardo Caldas registrou o nascimento da Lua cheia atrás do Congresso Nacional, com câmera aberta também para toda beleza da iluminação da capital.
As imagens foram gravadas com uma câmera Nikon D5300 lente 55-300mm.
“Apesar do dia ter ficado bem nublado ontem, na hora da lua nascer os céus quiseram se mostrar um pouco”, brincou o professor em entrevista ao SóNotíciaBoa.
Perfeccionista, o professor finalizou: “Infelizmente de cima da Torre é um ambiente muito difícil de se fazer um Timelapse pois o constante vai vem de pessoas, somado ao piso de metal que vibra muito, fez com a o vídeo ficasse um pouco tremido, mas acho que está valendo”.