Vem aí mais uma grande atração turística brasileira.
O Rio ganhará, em novembro o Aquário Marinho do Rio de Janeiro.
Batizado como AquaRio, ele será o maior da América do Sul, com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água.
O esqueleto gigantesco de uma baleia adulta de 13 metros recebe os visitantes do aquário, que ficará na reformada zona portuária do Rio.
O animal de 37 toneladas ficou preso na praia da Macumba, em junho de 2014, provavelmente depois de ter sido atropelado por um navio.
O prédio de cinco andares, 26 mil m² e 4,5 milhões de litros de água salgada, equivalentes a duas piscinas olímpicas, pretende receber em seu primeiro ano um milhão de visitantes.
28 aquários
A imensidão das águas azuis e uma iluminação tênue fazem com que o visitante se sinta no fundo do mar ao longo dos corredores que possuem 28 aquários.
Os primeiro contém os peixes perigosos, como a arraia elétrica ou peixe-leão.
Mas a atração principal é um túnel de parede acrílica de 20 metros de extensão e dois de largura, que dá a impressão de estarmos imersos em 3,5 milhões de litros de água, a 7 metros de profundidade, em meio a diversos tubarões.
O AquaRio contará com 3 mil peixes de 350 espécies diferentes, entre os quais cerca de 40 tubarões como o tubarão gata (Ginglymostoma cirratum), que pode ter 4,3 metros e pesar 400 kg.
Com informações do Bhaz