Nutricionista cria a dieta da felicidade: apenas 3 dias
Uma dieta pra ser feliz projetada pra durar 3 dias e melhorar seu humor.
A terapeuta nutricional Christine Bailey traz no seu novo livro, The Brain Boost Diet – A Dieta de Impulso do Cérebro, em tradução livre.
Ela ensina quais são os alimentos que fornecem nutrientes que podem colocar um sorriso no seu rosto e fazer o seu corpo se sentir incrível.
Ela usa pesquisas baseadas em evidências sobre a saúde do cérebro e estilo de vida proativo. Isso, mais mudanças na dieta, pode fazer uma diferença profunda em como você pensa e sente a idade.
Se você está procurando seu caminho para a felicidade, Christine desenvolveu uma Dieta de Impulso de Humor de três dias, para deixar você mais feliz e afastar a depressão.
6 estratégias de alimentação saudável para aumentar seu humor:
1. Evite alimentos processados
Evitar desequilíbrios de açúcar no sangue é uma das maneiras mais rápidas de perceber uma melhora imediata do humor.
Isso significa abandonar os carboidratos açucarados refinados, amido branco, sucos de frutas e smoothies açucarados e, em vez disso, basear suas refeições em proteínas magras, gorduras saudáveis (como peixes oleosos, abacate, azeitonas, nozes e sementes) e muitos vegetais ricos em antioxidantes.
2. Pare de ser gordofóbico
A maior parte do seu cérebro é gorda: 60 por cento – principalmente composto de fosfolípidos e gorduras ômega 3.
Se privar o corpo dessas gorduras saudáveis e seu foco, a concentração e o humor vão sofrer.
As gorduras saudáveis são particularmente benéficas para o cérebro e você pode obter sua dose diária de três óleos diferentes – azeite de oliva, óleo de coco e óleos ricos em omega 3, como peixes oleosos.
O azeite de oliva extra-virgem, que é uma boa fonte de polifenóis e gorduras monoinsaturadas, ajuda a proteger as células cerebrais e a diminuir a inflamação.
O óleo de coco é rico em gorduras especiais chamadas MCT ou triglicerídeos de cadeia média que podem melhorar sua função cerebral.
As principais gorduras omega-3 presentes em peixes oleosos (por exemplo, sardinha, cavala, salmão, truta, alabote, anchovas), nozes, sementes de linhaça e chia foram mostradas em estudos para aumentar o humor e enfrentar a depressão.
3. Beber chá verde
Se você está se sentindo estressado, então tome uma xícara de chá verde.
O chá verde contém potentes antioxidantes, incluindo catequinas conhecidas por proteger o cérebro, e a L-teanina, que mostrou melhorar o foco e a concentração e diminuir a resposta ao estresse.
4. Coma alimentos ricos em vitamina D
Baixos níveis de vitamina D estão associados com baixo humor e depressão.
A principal fonte de vitamina D é a luz solar.
Encontra-se também em pequenas quantidades em cogumelos, fígado, gemas de ovos, lácteos gordurosos e peixes oleosos, mas você pode precisar tomar um suplemento durante o inverno, se mora em regiões onde o sol se esconde.
5. Incluir alimentos fermentados diariamente
Estudos recentes revelam a importância de uma flora intestinal saudável para o humor.
Aumentar os níveis de bactérias intestinais benéficas mostrou-se para ajudar o corpo a lidar com o estresse, reduzir a ansiedade e melhorar o humor.
Tente incluir alimentos fermentados diariamente, como iogurte, kefir, chucrute, ou algum suplemento probiótico de boa qualidade.
6. Experimente o magnésio
Quando estamos estressados, ou bebemos álcool em excesso, ou consumimos muitos alimentos açucarados, esgotamos as reservas de magnésio do nosso corpo.
O magnésio é um mineral relaxante poderoso é particularmente benéfico para o estresse, ansiedade ou falta de sono.
Entre os alimentos que possuem o magnésio estão as frutas como uva, banana e abacate; grãos e derivados como a granola, gérmen de trigo e aveia; sementes e nozes como gergelim, amendoim, girassol castanha e amendoim, além de leite, soja, grão de bico, pão, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.
Com informações do Daily Mail