Só Notícia Boa
Comercial
Brasileiros que criaram vacina contra vício em cocaína ganham prêmio
13 de novembro de 2017
- Só Notícia Boa
Foto: UFMG / divulgação
Foto: UFMG / divulgação

A equipe PharmaView, que criou uma vacina contra a dependência química em cocaína e crack, ganhou o prêmio UFMG Challenge.

A quarta edição do UFMG Challenge premiou projetos que recorrem a tecnologias emergentes para resolver problemas na área da saúde e ciência da vida. A premiação foi este mês durante a feira de inovação Finit.

A vacina desenvolvida pela PharmaView bloqueia a entrada da droga no cérebro, impedindo assim o seu efeito. E o ciclo do vício é quebrado sem ter a droga, como já mostrou o SóNotíciaBoa..

Comercial

A ideia é que a solução seja agregada ao atual esquema terapêutico, para impedir recaídas e melhorar sua efetividade.

Como prêmio pelo primeiro lugar, a equipe liderada pelo médico e professor da Faculdade de Medicina da UFMG Frederico Garcia vai representar a UFMG em um hackathon na Finlândia, a Ultrahack 2017 Sprint II, que será realizada de 17 a 19 deste mês.

Além da vaga no Ultrahack, a PharmaView também garantiu outros prêmios com a conquista do primeiro lugar no UFMG Challenge:

Vai receber US$120 mil em créditos para plataforma de inovação IBM Bluemix e orientações técnicas dos serviços em parceria com o CAMSS Group; acesso gratuito de três meses ao Laboratório Aberto do Senai, mentoria da Unidade Embrapii e do Departamento de Ciência da Computação da UFMG sobre parcerias e utilização de recursos, vaga para banca de seleção final da quinta edição do Biostartup Lab e consultoria da Dhisa Valor Contábil.

O Prêmio

Na competição, as equipes apresentaram o pitch dos projetos para uma banca avaliadora formada por membros da academia, do mercado e do ecossistema empreendedor.

O formato do UFMG Challenge é inspirado nas principais competições de plano de negócios do mundo e está dividida em três etapas: uma não classificatória de feedbacks (feedback round), uma semifinal e final.

Completaram o pódio a equipe Gran Moar, composta de estudantes da UFMG e da Uemg que produz farinha com o bagaço de malte, mantendo o alto valor nutricional e com vantagem competitiva em relação ao custo das farinhas existentes no mercado e a Turnit HealthCare, da Universidade Federal de Uberlândia, que criou um sistema de monitoramento inteligente para diminuição de feridas em pacientes acamados.

Com informações da UFMG

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial