A curiosidade é grande pra descobrir nossos antepassados. Tanto, que os sites de busca, incluindo os de governo, são os mais acessados.
E as opções são inúmeras. Desde os particulares, estrangeiros, até os de museus que pesquisam os ascendentes que vieram na grande imigração para o Brasil, nos dois últimos séculos. Quando se trata de italianos, japoneses, judeus, espanhóis, então nem se fala. O Brasil receptivo tem descendentes de quase toda a Europa.
Testamos quatro sites de busca familiar. Veja abaixo como funcionam e como pesquisar neles.
Arquivo Nacional
Descendentes de imigrantes que desembarcaram no Rio de Janeiro, no período de 1875 a 1910, podem ter acesso fácil a informações dos seus antepassados.
O Arquivo Nacional tem um link em sua página na internet, para acesso à base de dados com o nome “Entrada de Estrangeiros no Brasil – porto do Rio de Janeiro”.
Os arquivos contêm 1,3 milhão de nomes de estrangeiros que entraram no país durante o período.
Basta entrar neste link e escolher a opção consulta, na aba do lado esquerdo.
Family Search
O site Family Search também vem ajudando a encontrar os parentes.
Nele é possível buscar informações e documentos de imigrantes que chegaram no Brasil entre 1902 e 1980.
Para quem procura informações de antepassados mais distantes, o site pode ser uma comovente mina de ouro, afinal era incomum que nossos avós, ou bisavós, tirassem registros em fotografias.
Basta clicar no link e fazer a busca.
MyHeritage
No MyHeritage é possível traçar a árvores genealógica e mais um serviço superinteressante.
Você pode saber suas origens étnicas com o MyHeritage DNA.
Demos uma matéria extensa e explicativa aqui no SóNotíciaBoa sobre como funciona e o que é este site de busca de família.
Os sites de família de MyHeritage são baseados em assinaturas. A assinatura Básica é gratuita.
E o link é este aqui. Antes, você deve fazer um cadastro básico.
Museu da Imigração
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do antigo Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes.
Pra quem tem interesse, além de consulta do acervo on-line, você também pode visitar a antiga Hospedaria, no Brás, onde são expostas fotografias, móveis, objetos e até o cenário do antigo local por onde passavam imigrantes vindos de outros países, em especial da Europa.
O endereço é Rua Visconde de Parnaíba, 1316, São Paulo, capital.
No acervo, tem livro de bordo, jornais, registros, fotos, lista de imigrantes desembarcados no Porto de Santo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e uma série de informações úteis e sentimentais.
Pra quem quiser, a busca é bem completa. Basta entrar neste link.
Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa