Voluntários estão ajudando idosos que vivem tristes, sozinhos em sua casas em Sacramento, na Califórnia, EUA.
Eles ligam todo dia, de segunda a segunda, para saber como os idosos estão de saúde e para conversar um pouco com eles.
Os voluntários fazem parte da Eskaton, uma ONG que há 50 anos cuida de idosos e há mais de 20 anos telefona para vovôs e vovós que vivem trancados em casa.
Nessas mais de duas décadas, a ONG já fez mais de 1,6 milhão de ligações pelo Telephone Reassurance program- Em tradução livre, Programa de Garantia por Telefone.
O programa tem voluntários treinados, com verificação de antecedentes e eles fazem ligações sete dias por semana, 365 dias por ano.
A solidão faz adoecer
O motivo é simples: as pessoas mais velhas que vivem sozinhas têm mais probabilidade de desenvolver demência do que aquelas conectadas socialmente.
A solidão produz efeitos físicos que estão entre os mais problemáticos na medicina moderna, diz Linda Whiteside, gerente do programa.
“As conexões sociais formadas entre os voluntários e os participantes do Telephone Reassurance ajudam muito a reduzir os riscos à saúde e trazem tranquilidade aos idosos e seus familiares”.
Ben, um veterano que se beneficia com o programa, disse:
“Estou muito grato por alguém estar me ligando todos os dias e verificando como estou. Me põe pra cima para saber que alguém se importa ”.
Com informações do GNN