Lembra do adolescente que tinha o sonho de limpar os oceanos? Agora, o jovem Boyan Slat lançou seu primeiro navio para um desafio ainda maior, com um sistema inovador.
O sistema Ocean Cleanup usa as forças oceânicas naturais para capturar e concentrar o plástico. Tanto o plástico quanto o sistema são carregados pela corrente.
O sistema consiste em um flutuador de 600 metros de comprimento que fica na superfície da água e uma saia afilada de 3 metros de profundidade anexada abaixo.
O flutuador impede que o plástico passe sobre ele, enquanto a saia impede que detritos escapem por baixo.
Limpar o Great Pacific Garbage Patch usando métodos convencionais – vasos e redes – levaria milhares de anos e bilhões de dólares para ser concluído.
“Os modelos mostram que uma implantação em larga escala do sistema de limpeza (uma frota de aproximadamente 60 sistemas) poderia limpar 50% da Great Pacific Garbage Patch em apenas cinco anos”, escreveu a organização em seu site .
O lançamento
O primeiro sistema de limpeza, o System 001, foi implantado no último dia 8 de setembro.
“Após o lançamento bem-sucedido da Baía de São Francisco, o System 001 viajou 350 milhas náuticas para iniciar os testes no Pacífico”, disse a organização em um comunicado .
“Os testes durarão aproximadamente duas semanas e são um passo crucial antes de levarmos o Sistema 001 a aproximadamente 800 milhas náuticas para o Great Pacific Garbage Patch. Será um ensaio final antes da performance principal – limpar o plástico do oceano.”
“Ao remover o plástico, enquanto a maior parte dele ainda é grande, evitamos que ele se decomponha em microplásticos perigosos.
Combinando a limpeza com a redução da fonte na terra pavimenta a estrada rumo a um oceano livre de plástico em 2050. ”
Você pode rastrear o Sistema 001 aqui e seguir The Ocean Cleanup no Facebook e no Twitter .
Com informações do Sunnyskyz