Uma idosa de 102 anos fez o que muito jovem morrem de medo. Ela saltou de paraquedas com a filha e a neta.
Yukiko Urata surpreendeu a todos no Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva, em São Paulo, no último fim de semana.
Ela saltou com a filha Dina Urata Sakagute, de 59 anos, e a neta Karina Tizuka Urata Sakagute, de 26,
Dina conta que o salto foi bem mais tranquilo para a mulher centenária do que se esperava
“No sábado ela estava bem tranquila. Saltou sem nenhum problema. Ficou apenas um pouco cansada. No dia seguinte ela estava super preocupada em passar o vídeo para os parentes verem. Queria que gravasse para levar na casa deles. Sendo que hoje é só postar e todo mundo vê”, brinca a filha em entrevista ao G1.
A ideia
Dina mora com a família em Guarulhos, na Grande São Paulo e explica que passava com certa frequência por Boituva e via os paraquedistas no céu.
Foi uma amiga de Dina, que também era do time “um dia quero saltar”, que a incentivou a praticar a atividade esportiva. A filha Karina, que já havia saltado uma vez, motivou a mãe, diz.
O convite
Dina convidou a mãe para saltar e disse que a família se surpreendeu quando Yukiko levou a sério o convite feito de brincadeira.
Um detalhe que chamou a atenção da Dina é que até a mãe centenária queria saltar, mas os homens da família fugiram do convite. “Ninguém quis. Só foi a mulherada. Três gerações de mulheres saltando juntas.”
Dina conta que a mãe precisou colocar uma prótese em uma das pernas depois de fraturar o fêmur, em novembro de 2017, e que por isso não poderia apoiar os pés no chão na hora do pouso.
“Eu fui conversar com o instrutor e ele me disse que não teria problema. O pouso seria ele quem colocaria os pés no chão. Ela não sofreria o impacto”, explica.
Sobre a saúde da idosa, a filha conta que não toma nenhum remédio.
“Não é diabética, nem hipertensa, não reclama de dores. Lê jornal japonês todos os dias, sempre compro livros porque ela adora ler. Come muita fruta e pouca carne. Levo para assistir musicais, concertos, óperas, circo, shows de música japonesa, enfim, ela não fica ‘parada’ no tempo.”
Dina conta que a mãe virou uma celebridade no Centro de Paraquedismo após o salto.
Todos que estavam no local queriam tirar foto com ela, inclusive os instrutores.
Veja como foi o salto:
Com informações do G1
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube