Harry e Meghan se afastam da realeza e anunciam entidade beneficente
O desprendimento, a coragem e o desapego do Príncipe Harry, ao anunciar que está se afastando da realeza britânica, surpreenderam o mundo.
O duque e a duquesa de Sussex, Meghan Marke, tomaram a decisão sem avisar a família e anunciaram nesta quarta, 8, no Instagram e na nova página do casal na Internet.
No comunicado não há qualquer menção à renúncia dos títulos, nem a respeito dos motivos. Eles disseram apenas que vão se tornar financeiramente independentes e abrir uma entidade beneficente.
“Após muitos meses de reflexão e discussões internas, optamos por fazer uma transição este ano, começando a desempenhar um novo papel progressivo dentro desta instituição. Pretendemos dar um passo atrás como membros “seniores” da Família Real e trabalhar para nos tornar financeiramente independentes, continuando a apoiar totalmente Sua Majestade a Rainha.
O casal não disse explicitamente onde pretende viver.
“Agora, planejamos equilibrar nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte…Esse equilíbrio geográfico nos permitirá educar nosso filho com uma apreciação da tradição real em que ele nasceu, além de fornecer à nossa família o espaço para se concentrar no próximo capítulo, incluindo o lançamento de nossa nova entidade beneficente”.
A instituição
Harry e Meghan também não deram detalhes a respeito da instituição que vão criar, mas disseram que será em breve.
“Esperamos ansiosamente compartilhar todos os detalhes deste emocionante próximo passo no devido tempo, enquanto continuamos a colaborar com Sua Majestade, a Rainha, o Príncipe de Gales, o Duque de Cambridge e todas as partes relevantes.
Eles concluíram o anúncio agradecendo à rainha.
“Aceite nossos mais profundos agradecimentos por seu apoio contínuo. Duque e a duquesa de Sussex”, assinaram.
Repercussão na família real
A rainha Elizabeth II teria ficado “furiosa” com a decisão tomada pelo neto Harry e pela esposa dele, Meghan Markle, de se afastarem da vida oficial.
O casal não contou a decisão que havia tomado à rainha nem aos príncipes Charles e Wiliam, que ficaram sabendo pela televisão. Eles se consideram traídos.
A rainha e sua família ficaram “profundamente decepcionadas”, disse uma pessoa próxima.
Outra afirmou, segundo a imprensa britânica, que os membros da realeza estavam “chocados, tristes e completamente furiosos” com o casal.
Um breve comunicado do Palácio de Buckingham revelou: “As conversas com o duque e a duquesa de Sussex estão em um estágio inicial. Entendemos seu desejo de adotar um enfoque diferente, mas são problemas complicados que exigirão tempo para sua solução”.
Vida nova
Os duques de Sussex ainda não têm ideia de onde vão morar na América do Norte, embora o Canadá seja claramente a opção preferida.
Aparentemente, o casal planejou em segredo sua decisão durante a estadia de férias de seis semanas no Canadá.
Horas antes do comunicado anunciando seu desejo de empreender uma nova vida, os Sussex visitaram o Alto Comissariado do Canadá, no centro de Londres, para agradecer aos canadenses pela cordialidade com que foram recebidos durante o período de férias.
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com informações do SussexRoyal e ElPais
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube