Paciente do RN faz cálculos matemáticos durante cirurgia no cérebro
Depois da paciente inglesa que fez uma cirurgia no cérebro enquanto tocava violino, agora um caso parecido aconteceu aqui no Brasil, no Rio Grande do Norte, mas com a paciente fazendo cálculos matemáticos, enquanto os médicos retiravam um tumor do cérebro dela.
O procedimento da chamada ‘craniotomia acordada’ foi feito na Casa de Saúde São Lucas, em Natal. A paciente e o neurocirurgião conversaram com a nossa reportagem (vídeo abaixo)
“A ‘craniotomia acordada’ é um recurso cirúrgico usado em pacientes que sofrem lesões cerebrais, como tumores e deslocamentos, próximas a uma área da linguagem. Com esse método, é possível selecionar possíveis déficits, pois o paciente interage conosco durante o procedimento ”, explicou o Dr. Thiago Rocha, que participou da cirurgia.
Durante o procedimento, a paciente Fabíola Marques, de 37 anos, professora de matemática em formação, foi mantida acordada, fazendo cálculos complexos, para que a equipe médica pudesse avaliar sua fala e raciocínio e assim, minimizar o risco de déficits.
O tumor estava no lobo frontal esquerdo, próximo das áreas cerebrais da linguagem e da cognição, região crucial para o raciocínio lógico.
Sucesso
Os médicos conseguiram remover 100% do tumor sem afetar nenhuma área do cérebro.
Recuperada da cirurgia, Fabíola já recebeu alta e está em casa com sua família.
Além do Dr. Thiago Rocha, participaram do trabalho os neurocirurgiões Dr. Thiago Rocha, Marcos Moscatelli e Erton César, além do anestesista Wallace Andrino e o neurofisiologista Luiz Paulo.
Com informações do AgoraRN e SnB
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: