Pianista cego de 18 anos é tão talentoso que teve cérebro estudado: vídeo
O pianista prodígio Matthew Whiataker nasceu cego e os pais deles foram informados pelos médicos que a criança tinha 50% de chance de sobreviver. Até os dois anos de idade, ele passou por 11 cirurgias.
E mais do que contrariar os prognósticos da medicina, ele cresceu com um talento impressionante. Matthew toca piano e compõe desde os 3 anos, sem ter estudado música.
Hoje o prodígio de Hackensack, em Nova Jersey, EUA, toca de ouvido qualquer canção, de Dvorak a Beyonce.
Ele foi o aluno mais jovem a entrar na Escola de Música Filomen M. D’Agostino Greenberg de Nova York, para Deficientes Visuais, aos 5 anos de idade.
Com apenas 18 anos, Whitaker já fez turnês pelo mundo em locais de prestígio, desde o Carnegie Hall até o Kennedy Center, e ganhou vários prêmios de música.
Estudo do cérebro
O talento de Whitaker chamou a atenção do Dr. Charles Limb, um neurologista que também é um músico.
Limb ficou fascinado com o que poderia estar acontecendo dentro do cérebro de Whitaker e pediu permissão à família do rapaz para estudá-lo.
O jovem pianista passou por dois exames de ressonância magnética – primeiro ao ser exposto a diferentes estímulos, incluindo música, e depois enquanto tocava em um teclado.
O Dr. Limb ficou surpreso ao descobrir que o cérebro de Whitaker parecia ter reajustado seu próprio córtex visual sem uso para construir outras vias neurológicas.
Quando Whitaker estava ouvindo uma de suas bandas favoritas, todo o seu córtex visual se iluminou.
“Parece que seu cérebro está pegando aquela parte do tecido que não está sendo estimulado pela visão e usando-a … para perceber a música”, disse Limb à CBS News em entrevista ao 60 Minutes .
“É meio que pegar emprestada essa parte do cérebro e religá-la para ajudá-lo a ouvir música”.
Quando o Dr. Limb apresentou a Whitaker suas varreduras cerebrais, mostrando como o cérebro do rapaz se iluminava quando ouve música, o jovem pianista ficou surpreso.
“Eu nem sabia o que estava acontecendo”, disse Whitaker.
Ao ser perguntado por que ele achava que seu cérebro estava iluminado de tal maneira, ele simplesmente disse: “Eu amo música”.
As músicas tocadas por Whitaker estão à venda na Amazon .
Ouça/assista:
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: