O Itaú Unibanco dá o exemplo e afasta insegurança dos trabalhadores nesse momento de quarentena, provocada pela pandemia do coronavírus.
Enquanto alguns empresários defendem a volta ao trabalho “para não derrubar da economia do país”, o maior banco brasileiro anunciou a suspensão, por tempo indeterminado, de todas as demissões sem justa causa e que vai pagar a todos os colaboradores o 13º salário integral antecipado dia 27 de abril, junto com o salário do mês.
Em nota enviada ao SóNotíciaBoa, o banco informa que as decisões fazem parte de “uma série de medidas para resguardar seus colaboradores, visando ao bem-estar, segurança e saúde de todos”.
Nas últimas semanas o banco já havia adotado medidas como “a prática do home office nas áreas em que é possível, a substituição de reuniões presenciais por videoconferências e o afastamento de grávidas, pessoas com mais de 60 anos e colaboradores que estejam em um dos grupos de risco”, continua a nota.
O Itaú Unibanco explica que também adotou medidas protetivas nas agências “para proteger clientes e colaboradores, como redução da equipe do banco nas unidades por meio de revezamento, limitação do número de clientes dentro das agências e novos protocolos de higiene”.
Para que os clientes fiquem em casa em tempos de quarentena, o Itaú lembra que “têm à disposição os canais digitais (internet banking e aplicativos) para realizar suas operações bancárias sem necessidade de deslocamento à unidade física”.
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa