O rapper Akon lançou a pedra fundamental de Wakanda, a cidade futurística de US $ 6 bilhões – R$ 32 bilhões – que ele vai construir no Senegal, país natal do artista – como adiantou o SóNotíciaBoa.
No lançamento, feito esta semana, foram divulgas as primeiras imagens da maquete da cidade (vídeo abaixo), que é inspirada na filme Pantera Negra, estrelado pelo ator Chadwik Boseman, que morreu no último fim de semana, aos 43 anos, vítima de câncer.
Akon, de 47 anos, lançou a pedra fundamental da cidade na vila de Mbodiene, no Oceano Atlântico, cerca de 60 milhas ao sul de Dakar, capital do Senegal.
As obras vão começar no início do ano que vem. A primeira fase da cidade está prevista ser entregue em 2023. O rapper explicou em entrevista coletiva como será a Wakanda de verdade, também chamada de Akon City.
A cidade
Akon City terá inicialmente cerca de 55 hectares – 550 mil metros quadrados -, mas crescerá para 500 hectares até o final da década, com planos de ter ilhas artificiais e uma marina que poderá acomodar navios de cruzeiro.
A população prevista para a cidade é de 300 mil habitantes.
Ela será movida a energia solar e terá hotéis, uma universidade, hospitais, centros de negócios e lazer, estúdios de cinema.
A cidade terá designs futuristas do arquiteto Hussein Bakri, com esculturas africanas como inspiração e uma ‘aldeia de culturas africanas’.
O músico e empresário verde, que criou o Akon Lighting Africa para impulsionar a energia solar no continente, disse que a nova cidade seria construída usando materiais renováveis de origem africana na medida do possível.
Já houve até mesmo relatos de que a cidade iria negociar em uma cripto-moeda chamada ‘AKoin’ em homenagem a ele.
Parceiros
Akon revelou que o projeto vai custar US $ 6 bilhões, mas não disse quem serão os principais investidores, por causa das cláusulas de confidencialidade.
“Ainda estamos conversando com parceiros e investidores”, afirmou.
E disse: o investimento local “não importa quão pequeno ou grande” será bem-vindo.
Motivo
Alioune Badara Thiam – nome verdadeiro de Akon – cresceu no estado americano de Nova Jersey, para onde sua família se mudou quando o astro tinha sete anos. Ele disse que lá ‘encontrou muitos afro-americanos que não entendiam sua cultura’.
‘Então, eu queria construir uma cidade, ou um projeto como este, que lhes desse a motivação para saber que existe uma casa em casa’, afirmou.
Akon lembrou que teve a bênção – e o conselho – dos anciãos de Mbodiene.
O Ministro do Turismo do Senegal, Alioune Sarr, saudou o projeto e prometeu ajudar para que seja concluído dentro do prazo.
Akon que disse que o projeto vai beneficiar a população local, principalmente os jovens senegaleses.
Ele pretende que, com a nova cidade, Senegal seja a primeira parada para turistas que vistam a África.
Assista ao vídeo animado do projeto divulgado pela Bloomberg:
Check out “Akon City.”@Akon laid the foundation stone in Senegal for a futuristic development dubbed a “real-life Wakanda,” saying construction will begin early 2021 pic.twitter.com/aMk5pQdz6G
— Bloomberg QuickTake (@QuickTake) September 1, 2020
#AkonCity https://t.co/ErE5SU4NPJ pic.twitter.com/JIgdONll4E
— AKON (@Akon) August 31, 2020
Com informações do DailyMail