O jovem Pedro Gomes Cabral, de 18 anos, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática.
Ele e mais cinco estudantes brasileiros, conseguiram colocar o Brasil entre os dez melhores do mundo na edição de 2020.
Com 165 pontos, a equipe ficou à frente de países como Japão, França Alemanha e Canadá. No total, os jovens brasileiros conquistaram uma medalha de ouro e cinco de prata.
Pedro conta que se preparou desde 2016 para as provas.
“Eu morava em Recife, participei de competições nacionais e com isso ganhei uma bolsa em um colégio de Fortaleza”, disse.
11 horas por dia
O estudante concluiu o ensino médio no passado e disse que, durante a pandemia, chegava a estudar 11 horas por dia.
“A prova deste ano foi diferente, não viajamos para a Rússia, como era o esperado, fizemos aqui no Brasil. Todos estavam reunidos em uma sala, com um professor supervisionando, além das câmeras, claro que sentimos a pressão, mas foi melhor por ser em ‘casa’”, afirmou.
Filho único, de pai engenheiro e a mãe formada em ciências da computação, o jovem medalhista sempre teve apoio para estudar e participar de competições de matemática.
“O estímulo foi grande em casa e acredito que conquistar essa medalha também é uma forma de mostrar que é possível, que podemos e somos capazes de ir muito longe.”
Hoje ele está matriculado no curso de Matemática na Ecole Polytechnique de Paris, na França.
Medalhas
As medalhas de prata ficaram com: Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ); Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI); Francisco Moreira Machado Neto e Gabriel Ribeiro Paiva, ambos de Fortaleza (CE).
Com informações do R7