A Mazda, fabricante japonesa de veículos, comemorou o seu centésimo aniversário doando 50 carros para pessoas que se destacaram: os Heróis Mazda 2020.
Os 50 novos modelos MX-5 foram para pessoas, que segundo a montadora “se dedicaram incansavelmente às suas comunidades ao longo de 2020” através de “atos altruístas , pensamento criativo e contribuições para a comunidade. ”
Entre esses guerreiros estão uma enfermeira da linha de frente da Covid, professores, e um desempregado que se dedicou a ajudar pessoas necessitadas.
Os heróis Mazda selecionados alavancaram habilidades pessoais e recursos para cuidar dos necessitados, desde a criação de serviços gratuitos de entrega de alimentos até a parceria com restaurantes locais para fornecer refeições gratuitas para profissionais de saúde.
E também teve um músico que tocou nas ruas para ajudar idosos a permanecerem juntos dentro de casa.
Filosofia japonesa
Foram 1.000 indicações inspiradoras que incorporavam o valor de “omotenashi” da montadora – uma expressão japonesa que pode ser traduzida literalmente como: hospitalidade, servir, tratar bem.
Esse conceito está intimamente ligado à cultura do Japão e está presente em todas as empresas que prestam algum tipo de serviço.
A ideia era colocar as necessidades dos outros primeiro.
“Este ano foi cheio de desafios e queríamos encontrar maneiras inovadoras de iluminar a vida das pessoas”, disse Jeff Guyton, presidente da Mazda North America.
Os heróis
Um dos vencedores, Jason Erdreich, usou suas habilidades como professor de oficina em Randoph, New Jersey, e seu acesso a impressoras 3-D, para imprimir 12.000 peças de EPI para trabalhadores de saúde que estavam com extrema necessidade de equipamentos.
Triana Davis, uma professora em Byram, Mississippi, criou e entregou em mãos currículos personalizados para seus alunos e produziu camisetas comemorativas especiais, bolsas com brindes e medalhas com gravuras personalizadas, depois que a pandemia suspendeu as cerimônias de formatura.
Uma enfermeira da UTI em The Woodlands, Texas, Christie Purviance trabalhou exaustivamente por 15 horas por dia durante a pandemia, mas sempre tratando seus pacientes como uma família.
Ela entregou fotos de familiares de pacientes que não podiam visitar e ajudou a facilitar as conversas por vídeo com seus entes queridos – tudo isso enquanto deixava post-its diários de incentivo.
Outro vencedor, Leandro de Araujo Pessoa, de Lansing, Michigan, perdeu o emprego após o bloqueio em março, mas acabou usando todo o seu tempo para liderar a distribuição de alimentos junto a uma Igreja local.
A Mazda espera que, reconhecendo essas conquistas, os 50 heróis se sintam capacitados para continuar retribuindo às pessoas que estão próximas.
Parabéns à Mazda e quem sabe essa montadora, agora secular, inspire outras empresas a fazerem o mesmo e em vários países.
Veja algumas cenas –
Triana Davis, a professora da 5ª série que ganhou um dos carros:
E a enfermeira Chris:
Com informações do GNN