A República do Palau, um aglomerado de ilhas no Oceano Pacífico – totalmente livre da Covid-19 – também foi um primeiros a receber a vacina da empresa farmacêutica americana Moderna.
As vacinações começaram no domingo, segundo o Ministério da Saúde do país.
“Não é obrigatório receber a vacina, por isso nossa meta é vacinar cerca de 80% da população. Esperamos obter imunidade de rebanho por meio do programa de vacinação”, disse o Ministro da Saúde, Ritter Udui.
Profissionais de saúde, funcionários importantes e grupos vulneráveis foram os primeiros a receber a vacina, de acordo com a declaração do ministério.
Sylvia Osarch, 60, médica geriátrica foi a primeira pessoa em Palau a receber a vacina no domingo.
“Fiquei animada em dar o exemplo para minha comunidade. Quero dizer à comunidade que tomei a vacina para protegê-los. Então, quando for a vez deles, por favor, tome para nos proteger, os profissionais de saúde”, disse ela.
Até o momento, Palau não registrou um único caso de coronavírus ou morte relacionada ao vírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Controle de Fronteiras
A primeira remessa incluiu 2.800 doses da vacina, que serão administradas em duas doses, com intervalo de 28 dias.
Em janeiro, quando o vírus começou a se espalhar pela Ásia e pelo Pacífico, Palau foi um dos primeiros a implementar controles de fronteira mais rígidos.
As fronteiras foram totalmente fechadas em março e começaram a testar os cidadãos para o vírus em abril.
Essas medidas foram fundamentais para manter a Covid-19 de fora, disse o embaixador de Palau na ONU em maio .
Uma nação independente em livre associação com Washington, Palau tem acesso ao programa de vacinação em massa Covid-19 dos Estados Unidos, conhecido como Operação Warp Speed (OWS).
Estratégico
O arquipélago cobre uma área de apenas 459 quilômetros quadrados- cerca de um sexto do tamanho de Rhode Island , o menor estado dos EUA.
Esse tamanho pequeno coloca Palau em uma posição privilegiada para estar entre as primeiras nações a serem vacinadas contra a Covid-19, segundo o Ministro da Saúde, Ritter Udui.
“Temos sorte de estar em uma posição onde temos acesso às vacinas através do OWS, e nosso pequeno tamanho torna mais fácil para nós implantarmos o programa”, disse Udui.
Palau escolheu a vacina Moderna porque ela pode ser armazenada em uma geladeira comum, disse Udui.
No início, a ilha não tinha instalações para armazenar a vacina Pfizer em seus 70 graus Celsius negativos (94 graus Fahrenheit negativos).
Com informações da CNN Internacional