O maior prêmio da história foi anunciado este mês pelo bilionário Elon Musk para as melhores ideias contra a crise climática.
No total são 100 milhões de dólares, mais de 500 milhões de reais, para inspirar inovadores a desenvolver e dimensionar soluções de remoção de carbono que combatam as mudanças do clima.
O objetivo deste XPRIZE é “atingir coletivamente a meta de remoção de carbono de 10 gigatoneladas por ano até 2050, para ajudar a combater as mudanças climáticas e restaurar o equilíbrio de carbono da Terra”.
“Queremos causar um impacto verdadeiramente significativo. Negatividade de carbono, não neutralidade.
O objetivo final é a extração de carbono escalonável, medida com base no ‘custo por tonelada totalmente considerado’, que inclui o impacto ambiental ”, disse Elon Musk , fundador e CEO da Tesla e SpaceX.
3 inovações
A organização sem fins lucrativos XPRIZE, que patrocina competições de design para solucionar os maiores desafios da humanidade, premiará US $ 100 milhões pelas 3 principais inovações de remoção de carbono.
O concurso, financiado por Elon Musk, busca as melhores soluções que possam extrair dióxido de carbono diretamente da atmosfera ou dos oceanos e bloqueá-lo permanentemente de forma ambientalmente benigna.
Para vencer a competição, as equipes devem demonstrar um modelo de sua solução em um nível de remoção de carbono de 1 tonelada de CO2 por dia.
O meta do XPRIZE é “atingir coletivamente a meta de remoção de carbono de 10 gigatoneladas por ano até 2050, para ajudar a combater as mudanças climáticas e restaurar o equilíbrio de carbono da Terra”.
Os $ 100 milhões em bolsas de prêmios serão distribuídos da seguinte maneira:
As 15 melhores equipes selecionadas receberão $ 1 milhão cada, e prêmios de $ 80 milhões serão distribuídos da seguinte forma:
O vencedor do grande prêmio – 1º lugar – ganha $ 50 milhões, o 2º lugar leva para casa $ 20 milhões e o 3º lugar recebe $ 10 milhões.
Um total de vinte e cinco bolsas de estudo de $ 200.000 também será distribuído para as equipes de alunos concorrentes.
Para concorrer basta entrar no site do prêmio, cadastrar um email e aguardar as coordenadas.
Com informações do GNN