Você sabe quais são os filmes que nos deixam mais alegres? De cara, com certeza você responderá que é comédia, mas uma pesquisa mostra que outros gêneros também trazem resultados positivos.
Títulos como “Simplesmente amor”, “O fabuloso destino de Amélie Poulain” e “Uma linda mulher” foram citados entre os 450 participantes de pesquisa alemã.
A pesquisa foi uma iniciativa de Keyvan Sarkhosh, do Max Planck Institute, na Alemanha. O resultado foi publicado em um artigo pela revista especializada Projections.
Good Vibes
Segundo Keyvan, os filmes considerados alegres são muitas vezes descartados e rotulados como um “entretenimento sentimental e intelectualmente pouco exigente”.
Então ele resolveu entrevistar 450 pessoas da Bélgica, Suíça, Alemanha e Áustria. O pesquisador percebeu que, apesar da ideia de os filmes “good vibe” serem “intelectualmente pouco exigentes”, eles são rejeitados por um grupo específico de pessoas.
Keyvan apontou que esses lançamentos são populares em diferentes círculos, com gênero e idade diferentes.
Homens e Mulheres
Ele explica que as mulheres têm uma preferência pelos filmes mais leves, mas isso também não representa que os homens não gostem de filmes românticos e alegres.
O pesquisador lista ainda três exemplos que são particularmente adorados pelos entrevistados do sexo masculino: “Forrest Gump”, “O grande Lebowski” e “Feitiço do tempo”.
Os mais adorados
Entre os filmes que foram unanimidade entre os entrevistados estão “Simplesmente amor”, “O Fabuloso destino de Amélie Poulain” e “Uma linda mulher”.
Os três, de acordo com a maioria dos entrevistados homens e mulheres, são bons títulos para trazer bem-estar.
“O que esses filmes têm em comum é a combinação da comédia e do drama com elementos de um romance, assim como boa parte dos contos de fadas”, explica Keyvan.
Outro ponto importante abordado no estudo é que muitos dos espectadores disseram que, mesmo que os filmes “good vibe” possam ser sentimentais, não necessariamente eles eram bregas, e muito menos tecnicamente ruins.
Agora conta para nós, qual o seu título preferido?
Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa. – Com informações de Goiás Atual