Que ideia fantástica! Dois jovens ativistas conseguiram criar um couro vegano feito com água de coco! E sem qualquer sofrimento de animais.
A ideia inicial de Zuzana Gombosova e Susmith C Suseelan era reduzir o impacto ambiental da pecuária e com o couro vegano eles encontraram a solução que pode revolucionar o mundo da moda.
A startup deles fica na Índia, com sede em Kerala, e se chama Malai Biomaterials Design Pvt Ltd.
O mais incrível é que o couro vegano deles, feito com material biocomposto, tem a aparência e até a textura do couro comum.
“Este material biocomposto flexível tem um ciclo de vida circular. Utilizamos matérias-primas como resíduos de coco, caule de banana, fibra de sisal e fibra de cânhamo, que não requerem nenhum uso de energia ou produtos químicos”, afirmaram.
E explicaram que ele também é biodegradável: “O produto final é biodegradável e pode se decompor em 150 dias. Nosso produto é vegano e ecologicamente correto”, afirmou Zuzana Gombosova, cofundadora da empresa, em entrevista ao The Better India (TBI).
Os criadores
Zuzana é uma designer eslovaca radicada na Índia, que desenvolveu o material em conjunto com Susmith C Suseelan, um engenheiro de Kerala.
Com uma paixão dos dois pela indústria da moda, com profunda preocupação com o meio ambiente, a dupla passou quase um ano aperfeiçoando o produto e o lançando da empresa.
Os clientes
E a invenção, que nasce de uma drupa (uma fruta com polpa interna e uma semente envolta por uma casca dura), já tem importantes clientes em países da Europa e dos Estados Unidos.
Eles fornecem o couro ecológico para empresas como a Crafting Plastics , TON, Ma -tt-er e Kazeto, que fazem sacolas, bolsas para laptop, cintos, bolsas e mochilas, entre outros.
Com informações do UpSocl