Quem disse que comida vegana é insossa, cara e difícil de fazer em casa? Vamos provar que dá sim para fazer pratos deliciosos e acessíveis na coluna vegana, que estreia hoje no Só Notícia Boa.
Todo sábado teremos aqui receitas diversas como lasanha, feijoada, estrogonofe…banquetes que não levam carne, nem derivados de animais. Lembrando que a intenção não é forçar ninguém a ser vegano ou vegetariano – isso é uma opção de cada um. O que queremos é dar opções, ensinar a fazer pratos saudáveis gostosos e também mostrar que é possível se alimentar sem a necessidade de matar bichinhos.
A curadoria da coluna vegan do Só Notícia Boa é da Patricia Varela. Ela tem 47 anos e é professora de ioga. Patrícia e o marido, Vitor Favano, administram o Santuário Vale da Rainha, uma ONG que cuida de animais resgatados em Camanducaia, Minas Gerais, desde 2013.
“Sou vegana há 8 anos, vegetariana há 25. Fiz Processamento de Dados, mas me formei professora de ioga, profissão que exerço hoje. Sou guardiã do Santuário há 8 anos”, contou.
Patrícia lembra que “Cozinhar é um ato de amor. Amor que cuida não só de pessoas, mas também do meio ambiente e dos animais. Cozinhar é revolucionário, é consciência colocada em ação. Cozinhar pode curar e sanar, proteger e acariciar. Cozinhar é partilha e alquimia”, lembra.
Ah, você também vai poder interagir com a Patrícia, tirar dúvidas de pratos com ela e mandar sugestões de receitas veganas pelo direct do Instagram do Santuário.
A receita da estreia
E para a estreia da coluna, Patrícia mandou uma receita de Moqueca de Banana da Terra.
É um prato saboroso que leva coco, abóbora, banana da terra, tomates, grão de bico, ervilhas, água e temperos.
A receita serve quatro pessoas e o prato fica pronto em 60 minutos.
Receita Moqueca de Banana da Terra
Ingredientes
- ½ coco seco
- ½ abóbora cabotian pequena
- ½ pimenta dedo de moça
- 1 pimentão verde
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 2 cebolas grandes
- 2 tomates grandes
- 2 bananas da terra
- 100 gramas de ervilha fresca em grãos
- 100 gramas de grão de bico cozido (opcional para quem quer tornar o prato mais nutritivo)
Modo de Preparo
Refogue as cebolas e pimentões cortados em rodelas junto com as ervilhas e as bananas picadas em pedaços rústicos. Depois de refogado e com o fogo desligado, acrescente os tomates picados. Reserve.
Cozinhe a abóbora em pedaços por 20 minutos. Reserve.
Cozinhe o grão de bico por 25 minutos após pegar pressão (depois de ter deixado a leguminosa em demolho por 24 horas). Reserve.
Coloque no liquidificador o grão de bico, metade do coco seco com a água dele, meia pimenta dedo de moça (sem as sementes se você for sensível ao picante) e a abóbora cozida. Acrescente pouca água para bater preservando a consistência robusta.
Você pode bater até deixar um creme liso ou com textura arenosa, experimente as opções! Reserve.
Misture o creme do liquidificador com o conteúdo refogado. Sirva quente e com arroz.
Rende 4 porções
Tempo de preparo 60 minutos
Bom apetite!