Prefeitura do Rio vai transformar casa de ‘Ainda Estou Aqui’ em museu; histórico!

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que vai comprar e transformar a casa de ‘Ainda Estou Aqui’, ganhador do Oscar, em um museu sobre o cinema nacional. Histórico!
Foi o prefeito Eduardo Paes, no X, que anunciou a desapropriação e compra do local, que vai passar por uma reforma e deve ser aberto ao público. O endereço das filmagens fica na Urca, zona sul da cidade, e passou a chamar muita atenção dos fãs e turistas.
A ideia é fazer do espaço não apenas uma homenagem à película ganhadora do “Melhor Filme Internacional”, mas um centro de referência para a democracia e a sétima arte brasileira.
Casa do Cinema Brasileiro
No X, Eduardo disse que a medida será publicada ainda hoje (3) no Diário Oficial Extra da Prefeitura do Rio.
“Vamos tornar público e abrir para visitação o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil em quase 100 anos de premiação”, começou.
Para Eduardo, o ato é uma maneira de tornar o espaço um local de memória permanente da história da Eunice Paiva e sua família.
“O público ainda poderá conhecer a história do Brasil no Oscar em exposições interativas. Ali também funcionará a nova sede da Rio Film Commission estimulando mais produções do cinema brasileiroe premiações internacionais”, disse.
Além disso, Eduardo sugeriu que a estatueta do Oscar seja exposta na residência.
“Quem sabe ela não vem morar aqui? Nós vamos sorrir”, finalizou.
Leia mais notícia boa
- Famosos vibram com vitória de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar; veja repercussão!
- ‘Ainda estou aqui’ vence Oscar de Melhor Filme Internacional; conquista inédita
- Cachorrinhos do filme Ainda Estou Aqui ganham Oscar canino: Fido Awards
Web comemora
Na web, o anúncio foi muito elogiado pelos internautas, que viram mais uma oportunidade para fomentar a cultura no país.
“Belíssima iniciativa! O cinema nacional merece! A história da família Paiva merece! A história do Brasil merece!”, disse uma seguidora.
“Grande decisão, Eduardo. Parabéns, é muito importante que aos poucos tragamos essas memórias para o público novamente”, elogiou um segundo.
A residência
A residência tem 480 m², foi construída em 1937 e passou por uma adaptação para ficar idêntica à que a família Paiva morou.
O local conta com 4 suítes, 4 salas, piscina e elevador.
Segundo o G1, os proprietários foram procurados pela equipe de Walter Salles por conta da semelhança com a casa original.
O imóvel original da história, que ficava na Avenida Delfim Moreira, não existe mais. A antiga residência deu lugar a um prédio de luxo.
Momento histórico
O longa de Walter Salles, com protagonismo de Fernanda Torres, fez história ao conquistar o Oscar de Melhor Filme Internacional na 97ª edição da premiação, em Los Angeles.
‘Ainda Estou Aqui’ conta a comovente trajetória de Eunice Paiva (Fernanda Torres e Fernanda Montenegro), na busca pelo paradeiro do marido, Rubens Paiva.
O ex-deputado foi preso e morto em 1971 durante a ditadura militar, no Rio de Janeiro.
Veja o anúncio de Eduardo Paes no X:
Hoje sairá publicado em Diário Oficial Extra da Prefeitura do Rio que decidimos comprar/desapropriar e transformar o imóvel do filme “Ainda Estou Aqui” na Casa do Cinema Brasileiro. Vamos tornar público e abrir para visitação o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil em… pic.twitter.com/LujdMtDEjM
— Eduardo Paes (@eduardopaes) March 3, 2025
