Felizmente a vacinação contra a Covid-19 está caminhando a passos mais largos no Brasil. O país bateu recorde de doses aplicadas em junho.
Dados do consórcio dos veículos de imprensa* mostram que no sexto mês do ano foram aplicadas 31,7 milhões de doses em todo o Brasil
Isso dá uma média de 1,056 milhão de doses aplicadas por dia.
Junho também teve o dia com mais vacinas aplicadas até agora: 2,2 milhões de pessoas foram imunizadas no dia 17. (veja o gráfico abaixo)
A marca foi comemorada pelo infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Julival Ribeiro, mas com ressalva:
“Estamos melhorando o número de pessoas vacinadas no Brasil. Claro que o ideal é que esse número fosse bem maior. Como sabemos, houve grande atraso do governo federal na aquisição de vacinas”, disse.
Pessoas vacinadas
Até o fim de junho, 73,6 milhões de pessoas haviam recebido pelo menos uma dose e 25,7 milhões, a segunda dose.
São Paulo é o estado com o maior percentual de pessoas que tomaram a primeira dose, com 41,1%.
O último lugar é do Amapá, com 21,9%.
Julival Ribeiro lembra que “a vacina é a arma mais poderosa para prevenir a Covid-19, e mesmo a vacina não sendo 100% eficaz, a gente previne casos graves e mortes. Esse é o maior impacto da vacina”.
“Quanto mais pessoas forem vacinadas diariamente, mais perto chegaremos da tão esperada imunidade de rebanho”, prosseguiu.
Isso acontece, explicou ele, quando “em torno de 70% a 80% da população estiver imunizada. Com isso, protegemos aqueles que, por algum motivo, não puderam tomar a vacina”.
O consórcio de imprensa é composto pelos veículos G1, O Globo, Extra, Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.
Com informações do Metrópoles