Piloto de 19 anos quer ser a mulher mais jovem a dar a volta ao mundo
Uma belga-britânica, de apenas 19 anos, quer ser a mulher mais jovem a dar a volta ao mundo a bordo de um ultraleve… e sozinha!
A piloto Zara Rutherford decolou nesta quarta, 18, da Bélgica, numa viagem que vai durar 3 meses, passando por 52 países e cinco continentes, no total.
Filha de dois pilotos, Zara não consegue conter a emoção: “Sonho com isso desde menina. É surreal. Ainda nem processei bem”, disse em entrevista ao Deutsche Welle.
Ultraleve super rápido
A jovem está voando com o ultraleve Shark, a aeronave leve desportiva mais rápida do mundo.
O lugar de copiloto foi removido para incluir mais um tanque de combustível e também para afastar a possibilidade de um possível acompanhante.
O trajeto começou com uma curta travessia do Canal da Mancha, de sua cidade natal, Kortrijk, em Flandre, no oeste da Bélgica, até a costa da Inglaterra.
As próximas etapas a levarão por oceanos, desertos, florestas e a vasta natureza da Sibéria.
Recordista
No minúsculo avião pesando apenas 325 quilos, ela pretende contornar aeroportos movimentados, com exceção do JFK em Nova York, e planeja pousar em pequenos aeródromos, onde deve reabastecer a aeronave.
A atual recordista é a norte-americana Shaesta Waiz, que completou uma viagem à volta do mundo em 2017, quando tinha 30 anos.
Waiz é, também, a primeira mulher piloto civil certificada e nascida no Afeganistão.
Com informações do Notícias ao Minuto Portugal