Olha que ação legal para dar visibilidade e ajudar ONGs que acolhem crianças e adolescentes no Brasil!
A partir desta semana, a campanha Fazer Mais vai dar publicidade ao trabalho de Organizações Não Governamentais (ONGs) que ajudam jovens em situação de vulnerabilidade social, para que sejam conhecidas e apoiadas.
A iniciativa é do projeto Educa Mais Brasil – maior programa de bolsas de estudo do país – que cederá espaço em suas redes sociais para que essas instituições apareçam nas mídias sociais. As palavras-chave da campanha Fazer Mais são conscientização, visibilidade, apoio e incentivo. (assista ao vídeo abaixo)
De acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há aproximadamente 30 mil crianças e adolescentes morando em mais 4.533 casas de acolhimento no Brasil. Mas o número, se atualizado, pode ser ainda maior visto que na pandemia de Covid-19 mais de 130 mil menores de idade perderam o cuidado de um dos seus responsáveis, como pai, mãe ou outro tutor.
Com a campanha, as 3 milhões de pessoas que acompanham o Educa no Facebook e os mais de 700 mil seguidores do Instagram vão conhecer iniciativas de instituições que trabalham tentando mudar essa realidade. Para conferir a lista completa das instituições, basta clicar aqui.
“Existem ONGs que realizam trabalhos lindos e essenciais que não são conhecidas como deveriam. Abriremos as portas dos nossos canais para reconhecer e enaltecer o valor delas. Essa iniciativa resume a nossa filosofia e propósito: juntos podemos fazer mais”, explica a coordenadora de Marketing do Educa Mais Brasil, Amanda Galindo, acrescentando que a veiculação das ações das ONGs também deverá acontecer no site do Educa, que é acessado por 20 milhões de pessoas a cada mês.
Acolhimento por todo o Brasil
Há 58 anos acolhendo órfãos, vítimas de negligência e maus tratos, o Lar da Criança já contribuiu para amenizar a solidão de mais de 200 crianças e adolescentes em Salvador, na Bahia. A casa de acolhimento, que hoje assiste 10 crianças e adolescentes, terá o trabalho divulgado nas redes sociais do Educa Mais Brasil.
A publicidade lança luz nas boas ações e projetos que o Lar da Criança realiza com os pequenos, assim como pode ser um caminho para viabilizar ajuda em dois pontos que merecem atenção na instituição.
“São duas coisas que são muito complicadas. Uma é infraestrutura, com questões de reforma e de imóveis. Isso, às vezes, é visto pelas pessoas de fora como se não fosse de grande necessidade. E outra é na questão alimentícia, principalmente para compra de proteínas, frutas e verduras”, explica Dalila de Souza Rôla, coordenadora administrativa do Lar da Criança.
“Quando você trabalha em uma casa de acolhimento, tem diversas vivências que são muito tristes. Com o tempo, a gente consegue juntar os “caquinhos” e fazer uma obra de arte”. As palavras de Dalila resumem bem uma das funções que as instituições têm como missão: mudar a realidade dos meninos e meninas acolhidos.
E isso pode ser visto em diferentes ações espalhadas por todo o Brasil. Nascido do sonho de reduzir a mortalidade infantil e materna através do combate à desnutrição e o cuidado e prevenção da gravidez precoce, o “Núcleo de Assistência à Criança e Família em Situação de Risco (Nacer)” realiza diferentes projetos em Manaus (AM).
Além do acolhimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, em especial adolescentes grávidas em situação de risco, o Nacer também realiza projetos com a população em situação de rua da cidade, como um banheiro móvel e distribuição de alimentos.
Para Cleslley Rodrigues, diretor executivo do Nacer, ser citado nos canais comunicação do Educa é bastante positivo. É uma oportunidade de mostrar para o mundo o que eles fazem com bastante suor e amor em prol dos acolhidos. “Vejo isso de forma muito positiva porque mostrando a clareza do trabalho da instituição a publicidade consegue ajudar a gente. É uma forma de propagar a gente pro mundo”, afirma.
Assista ao vídeo da campanha:
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Com informações da Agência Educa Mais Brasil