SpaceX envia missão com 1ª mulher preta à Estação Espacial: VÍDEO
A astronauta da NASA, Jessica Watkins, está fazendo história. Ela é a primeira mulher preta que integra uma tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS).
A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, foi a responsável pela missão, batizada de Crew-4. Segundo nota da NASA, Jessica um dia pode chegar à Lua no programa Artemis da agência espacial, missão da qual o Brasil faz parte.
“Estou definitivamente honrada por ser uma pequena parte desse legado, mas no final das contas ser um membro igual da equipe”, disse Jessica.
A NASA registrou o momento da decolagem do foguete Falcon 9 e compartilhou o vídeo com os seguidores no Twitter. (veja no final da matéria)
Pesquisa
Os astronautas têm a missão de realizar estudos científicos, como pesquisas sobre o envelhecimento do sistema imunológico e sobre a maneira como a microgravidade pode impactar no sistema cardiorrespiratório em exposições de tempo prolongadas.
A astronauta está com outros dois tripulantes Agência Espacial, Kjell Lindgren e Robert Hines. Além deles, também está Samantha Cristoforetti da Agência Espacial Europeia. A tripulação passará cerca de seis meses a bordo da ISS.
Quem é Jessica Watkins
Jessica Watkins foi selecionada pela NASA para a Classe de Candidatos a Astronautas de 2017. Em agosto do mesmo ano, ela se apresentou ao serviço para iniciar o treinamento.
Após dois anos, já havia concluído um Bacharelado em Ciências Geológicas e Ambientais e um Doutorado em Geologia.
A astronauta conduziu a pesquisa de pós-graduação sobre os mecanismos de deslizamentos de terra em Marte e na Terra.
Ela já trabalhou no Centro de Pesquisa e no Laboratório de Propulsão da Nasa, além de ter sido uma das envolvidas no desenvolvimento do rover Curiosity.
Hoje, aos 33 anos de idade, ela está na missão Crew-4 da SpaceX.
Freedom takes flight! Three @NASA_Astronauts and one @ESA astronaut lifted off from @NASAKennedy aboard the @SpaceX Dragon Freedom. #Crew4‘s expected arrival time at the @Space_Station is about 15.5 hours from now. pic.twitter.com/hmIX8dNlWd
— NASA (@NASA) April 27, 2022
Com informações de Estado de Minas