Foi a agilidade da treinadora Andrea Fuentes que salvou a vida da atleta de nado sincronizado, Anita Álvarez. A jovem perdeu a consciência durante exibição no Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, Hungria.
Anita Álvarez de 25 anos, desmaiou durante a apresentação na última quarta-feira (26), ao final da performance dela na decisão do solo livre. Segundo boletim médicos, a rapidez da treinadora foi essencial para que a atleta dos Estados Unidos não se afogasse e nem tivesse complicações ainda maiores.
Em nota divulgada por médicos, Anita ficou desacordada por quase 2 minutos debaixo da água. Após o resgate, a competidora deixou o local com auxílio de maca.
Saúde estável
Apesar do susto e toda a comoção na piscina em Budapeste, Anita Álvarez está bem.
A delegação norte-americana no Mundial informou que a atleta não teve problemas maiores e seguirá em recuperação após o episódio.
Após o ocorrido, Anita fez questão de conversar com a imprensa para explicar o que tinha acontecido e como estava se sentindo. “Senti que tudo ficou preto. Não me lembro de mais nada”, disse.
Para ela, o esforço corporal necessário para a realização das performances no nado sincronizado pode ter ocasionado o desmaio.
“Como em qualquer esporte, forçamos o nosso corpo até ao limite e, às vezes, até passamos um pouquinho. As pessoas não percebem porque o que veem é uma imagem de harmonia e felicidade. Sorrimos com maquiagem. Essas pequenas coisas escondem o baita esforço que fazemos”, relata.
A esportista relata que estava concentrada na coreografia e que se esforçou para completar a performance. Anita chegou a finalizar a participação, com o sétimo lugar e 87.6333 pontos.
A medalha de ouro ficou com a japonesa Yukiko Inui (95.3667 pontos), que bateu a ucraniana Marta Fiedina (93.8000). Evangelia Platanioti, da Grécia, completou o pódio em Budapeste.
Com informações de Correio Braziliense