A Isla McNabb é uma menina como todas as outras idade dela: gosta de desenho animado, vai para a pré-escola e adora fazer novos amigos. No entanto, a inteligência dela é fora do comum e a tornou a mais jovem integrante do Clube Mensa, uma sociedade de gênios internacionais.
Jason e Amanda McNabb, pais da menina, decidiram testar o QI da filha depois que ela começou a nomear objetos ao redor da casa. Utilizando letras de brinquedo, Isla nomeou as cadeiras, o sofá, a TV e Booger, o gato da família.
A garota fez o teste de QI em maio, seis meses após completar 2 anos, e alcançou 99 de percentil de acertos. Esse resultado a colocou no seleto grupo de 1% da população que atinge a pontuação. Privilegiada, não?
Sinais incomuns de inteligência
Jason contou em entrevista que alguns momentos com a filha foram de “arrepiar o cabelo na nuca”.
Isla tinha afinidade com o alfabeto e vinha soando as letras por conta própria. Então, os pais começaram a ensinar todas as letras de uma palavra, depois a palavra sozinha. Assim, testavam a capacidade da menina de juntar as letras e acertar o som da palavra.
Nomeando várias cores, Isla passou no teste.
Ela aprendeu centenas de palavras que, segundo os pais, já ultrapassam o número de 500 termos – com apenas dois anos de idade.
Hoje, ela também já sabe ler, uma capacidade que a maioria das crianças não desenvolve até os 6 ou 7 anos. E para completar a lista, Isla mostrou que era capaz de contar (inclusive ao contrário) e escrever!
Jason lembra de um dos momentos, quando escreveu “red” – vermelho em inglês – e a menina leu sem dificuldades.
“Ela sonorizou e disse ‘vermelho””, contou o pai.
Eles escreveram o nome de outras cores e a menina também leu todas.
“Tudo que colocávamos, ela parecia aprender na hora. Era incrível”, Jason continuou.
Teste para o Clube Mensa
Apesar de Isla ser apenas uma menina de 2 anos, a psicóloga dela indicou a sociedade de gênios, para que ela pudesse ter um melhor direcionamento, inclusive na escola.
Por serem de Kentucky, nos Estados Unidos, os pais não precisam se preocupar em mudar de país ou fazer viagens constantes. Basta acompanhar as reuniões até que Isla tenha idade suficiente para frequentar o grupo sozinha.
O que é o Clube Mensa?
A Mensa é a sociedade de alto QI mais antiga e popular do mundo. Os membros têm de obter 98% ou mais em um teste de QI padrão para entrar no clube dos gênios.
Ao todo, existem 134 mil membros em 100 países. Os EUA têm o maior número (57 mil pessoas). Em seguida vem o Reino Unido (21 mil).
Com informações de Exame